CRQ-III comemora com os professores o dia 15 de outubro
Publicado em:
O Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III) recebeu, na noite de quinta-feira, 13, professores para um diálogo sobre o ensino da Química e também como forma de celebrar o dia do professor.
O encontro contou com a presença de diretores, conselheiros, profissionais da Química que atuam na educação, que, durante o bate-papo com o presidente do CRQ-III, Rafael Almada, apresentaram ideias e experiências de seu trabalho, demonstrando também o alinhamento com o papel do CRQ nas propostas de melhorias para o magistério.
“O CRQ-III quer ampliar esse canal de diálogo com os profissionais da Química porque, além de ser nosso papel institucional, sabemos a importância do professor na formação de profissionais comprometidos com sua profissão e com a sociedade.”, disse o presidente Almada.
O presidente, que também é professor, ressaltou a importância de a autarquia estar cada vez mais próxima dos profissionais da Química, ouvindo seus anseios e pensando as diretrizes do ensino, além de reforçar a necessidade dos professores se identificarem ainda mais como um profissional da Química.
A própria composição do Conselho, apresentada aos presentes pelo presidente, reflete a importância do ensino, uma vez que, dos 18 conselheiros atuais, 13 são professores.
E o desejo da gestão é que o CRQ-III se mantenha na vanguarda, trazendo o debate para potencializar o ensino nas instituições de ensino, favorecendo as experiências desses profissionais, que conhecem os desafios de formar bons profissionais e ainda desmistificar o papel da Química para a sociedade.
A formação do profissional da Química é abordado de diversas formas e recentemente o presidente Rafael Almada escreveu, em parceria com o conselheiro e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Eduardo Cortes, e o professor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ) e membro da Câmara Técnica de Ensino da Química, Sérgio de Paula Machado, o artigo intitulado “Currículo Mínimo Versus Diretrizes Nacionais De Curso: Caminhos Divergentes na Formação dos Profissionais da Química”, publicado na Revista Química Nova.
Rafael destaca que este evento reflete a preocupação em buscar os melhores rumos para o ensino da química.
“Escrevemos este artigo e temos feito outras ações para encontrar as melhores formas de contribuir com os profissionais que estão em sala de aula. Este jogo com a tabela periódica é uma das formas didáticas de ensinarmos a tabela, mas existem outros. E entendemos que a gamificação é um bom caminho para auxiliar no ensino de muitos temas da Química.”, afirmou Almada, lembrando que os professores que não puderam comparecer poderão vir a outros eventos e, caso exerçam o magistério, receberão também o quebra-cabeças.
A valorização do profissional da Química, especialmente o professor, sempre fez parte das estratégias do Sistema CFQ/CRQs, mas especialmente nos últimos anos houve um reforço nas atividades e benefícios para esses profissionais, como nos descontos concedidos aos professores, pelo CFQ.
Todos os anos, no período de pagamento de anuidades, o CRQ-III divulga o calendário de pagamentos, com os descontos para cada categoria. Os profissionais podem acompanhar os comunicados do CRQ-III, lembrando também de manter sempre seu cadastro atualizado, para receber as novidades por e-mail.
Texto: Floriano Rodrigues