CRQ VII participa de operação que prendeu dono de fábrica de fogos

Publicado em:

O Conselho Regional de Química da 7ª Região participou da operação de fiscalização do Ministério Público do Trabalho (MPT) em uma empresa de fogos de artifício na zona rural de Boa Vista, da cidade de Santo Antônio de Jesus (BA). Na ação, os fiscais encontraram 300 caixas de fogos de artifício, além de produtos feitos com pólvora, com indícios de irregularidades, pois não cumpriam os requisitos de segurança exigidos pelo Exército Brasileiro.

O presidente do CRQ VII, Antônio César de Macedo Silva, afirmou que o conselho foi convidado pelo MPT a integrar a operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, o Exército e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) após uma série de reuniões sigilosas.

“É importante para o Sistema CFQ/CRQs que os conselhos regionais estejam ativos e atentos a esse tipo de operação, que envolve a utilização de produtos químicos de maneira inadequada”.

O dono da empresa, Gilson Prazeres Bastos Nunes, foi preso e ouvido na delegacia da cidade. O pai dele também era dono de uma fábrica de fogos, que explodiu há 25 anos, e provocou o maior acidente de trabalho do estado. Ao todo, 64 pessoas morreram na ocasião. Nunes será investigado com base no art. 253 do Código Penal. Se for condenado, pode pegar de 6 meses a 2 anos de prisão. Os fogos foram apreendidos.