Notícias

Sistema CFQ/CRQs: campanha explica atividades de fiscalização, orientação, regulamentação e julgamento

O Sistema CFQ/CRQs iniciou a campanha de posicionamento institucional “O Sistema CFQ/CRQs faz por você” com o objetivo de dar visibilidade às atividades de fiscalização, orientação, regulamentação e julgamento. 

De forma didática, a campanha nas redes sociais vai detalhar as atividades e mostrar o que fazem o CFQ e os CRQs em vídeos e cards. Também terão destaque as falas dos presidentes do Sistema sobre as ações desenvolvidas em todas as regiões do país. 

De acordo com o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, é essencial disseminar que, por trás de produtos e serviços, há um profissional da Química responsável por essas atividades, que é acompanhado há 65 anos pelo Sistema CFQ/CRQs a fim de garantir a qualidade e, consequentemente, o bem-estar da sociedade.

Na avaliação do presidente, em meio à pandemia, o Sistema iniciou um legado importante. “Há um aumento sensível na percepção positiva das pessoas sobre o que fazem os profissionais da Química. Esse entendimento de parte da população é um legado importante. Mas tão importante quanto os profissionais cujo trabalho é facilmente verificado é a atuação daqueles que nem sempre se percebe: por trás de todos os produtos, existem responsáveis técnicos, e esses são fiscalizados por nós. Se não zelamos pela qualidade dos insumos, por exemplo, quem se prejudica é a sociedade”. 

De alimentos e bebidas de consumo geral, passando por artigos oriundos da indústria petroquímica até mesmo a água corrente que passa pelas torneiras das casas brasileiras, tudo, absolutamente tudo, passa pelo crivo de qualidade dos profissionais da Química. “Temos certeza de que a retomada do mundo e em especial do Brasil se dará com a participação da Química e de seus profissionais. Passará por nós; somos indispensáveis”, afirma Oliveira Filho.

Mobilização

A campanha também reforça o trabalho de articulação que o Sistema CFQ/CRQs vem fazendo para a valorização da Química e na defesa da população. “Estamos mobilizados para defender a sociedade, os profissionais da Química e os Conselhos frente a medidas que tramitam no Congresso, como a PEC 108/19 e a recente MP 1040/21. Os Conselhos são os guardiões dos interesses da sociedade ao passo que a protegem de maus profissionais ou de empresas que atuam ao largo da lei”.

Sistema CFQ/CRQs

O CFQ é uma autarquia federal com sede em Brasília (DF). Entre suas diretrizes, está a promoção da atividade plena da Química, com vistas a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país. São valores do Conselho: Ética, Integridade, Transparência, Unicidade, Foco na Sociedade, Inovação, Excelência em Gestão e também a Autorresponsabilidade.

Junto com 21 Conselhos Regionais de Química (CRQs), o CFQ forma o Sistema CFQ/CRQs, presente em todas as unidades da federação. Criado pela Lei nº 2.800, em 1956, o Sistema fiscaliza o exercício profissional da Química, verificando se as empresas e os prestadores de serviços que desenvolvem atividades da área da Química têm profissionais habilitados e registrados nos CRQs. Dessa forma, evita-se o exercício ilegal da profissão. Atualmente, são 216 mil profissionais e 47 mil empresas registradas no país.

Confira o vídeo manifesto da campanha:

https://www.youtube.com/watch?v=4azDFVfn59o

Acompanhe nas redes sociais a campanha “O Sistema CFQ/CRQs faz por você” e entenda como a Química é indispensável para o Brasil.

Twitter

twitter.com/cfquimica

Instagram

instagram.com/cfquimica

LinkedIn

linkedin.com/company/cfquimica

YouTube

youtube.com/c/ConselhoFederaldeQuímica