Notícias

Semana dos Profissionais da Química começa no dia 14 de junho

A Química está em tudo e, nos dias 14 e 18 de junho, durante a Semana dos Profissionais da Química, será possível conhecer um pouco mais desse universo. Serão promovidos cinco painéis digitais e gratuitos, sempre às 19h, com transmissão pelo canal do Conselho Federal de Química (CFQ) no YouTube e nas páginas no Facebook e no LinkedIn. “Importância dos profissionais da Química para a sociedade” é o tema central da semana.

O objetivo é contextualizar a importância do profissional da Química no ensino, nas áreas de alimentos, cosméticos e saneantes, ambiental e no combate à Covid-19. Promovida pelo Sistema CFQ/CRQs (Conselhos Federal e Regionais de Química), a Semana dos Profissionais da Química celebra os 65 anos da Lei nº 2.800 – ou “Lei Mater dos Químicos”.

Publicada em 18 de junho de 1956, a lei transferiu para o CFQ e os CRQs todas as atribuições estabelecidas no Decreto-Lei nº 5.452/1943 (CLT), referentes ao registro, fiscalização e imposição de penalidades quanto ao exercício da profissão de químico.

Especialistas renomados, conselheiros e presidentes dos CRQs participarão dos debates, que são voltados a profissionais da Química, formadores de opinião, pesquisadores, professores e estudantes. Jornalistas também estão sendo convidados a acompanhar os debates.

Os painéis buscarão ampliar o conhecimento sobre as atividades dos profissionais da Química. Na segunda-feira (14), às 19h, o eixo central será o ensino da Química na pandemia, com nuances sobre as novas tecnologias, experimentos e desafios que o profissional pode encontrar no mercado. Tudo isso sob a perspectiva da formação e sobre o que está sendo ensinado nas universidades e nas escolas, assim como a importância dos professores terem a formação específica em Química.

Na sequência da programação, na terça-feira (15), também às 19h, os processos, o desenvolvimento de produtos e o controle e a gestão de qualidade estarão em destaque no painel “Importância dos profissionais da Química na área de alimentos”.

Na quarta-feira (16), será a vez de trazer para o debate a relação entre os profissionais da Química e a produção, controle e a gestão de qualidade na área de cosméticos e saneantes.

Já na quinta-feira (17), a área ambiental será o destaque da noite. Especialistas renomados irão abordar o tema “Importância dos profissionais da Química na área ambiental”. Eles discutirão questões como a produção mais limpa.

Para encerrar, na sexta-feira (18), uma solenidade vai celebrar o Dia do Químico, com a presença do presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, e do presidente do CRQ IX (PR), Dilermando Brito Filho.

Após a solenidade, especialistas convidados apresentarão as ações do Sistema CFQ/CRQs e outros órgãos em meio à pandemia para orientar a população e combater o novo coronavírus, com destaque para a RDC 350/2020-ANVISA, o combate à desinformação, a Química do processo de produção das vacinas e o tratamento de água para hemodiálise.

 

Certificados

Será concedido certificado aos participantes, mediante respostas a formulários que serão disponibilizados durante os painéis.

 

Onde assistir?

Nos canais do CFQ no YouTube, LinkedIn e Facebook.

 

Confira quem participa

 

14/06 | Importância dos profissionais da Química no ensino da Química

Mediadora
Suzana Aparecida da Silva: presidente do CRQ XVI (MT), licenciada e bacharela em Química pela UFMT, especialista em avaliação de impactos em saúde e ambiente, mestre em Química ambiental pela UFMT e doutora em geotecnia ambiental pela UnB. É professora titular no IFMT nos cursos técnicos de Química e alimentos, superior de tecnologia em gestão ambiental e licenciatura em Química.

Palestrantes
Leandro Rosa Camacho: Conselheiro do CRQ V (RS) e diretor-secretário da ABQ/RS. Possui graduação em Química e em Formação Pedagógica para graduados. É mestre em Genética e Toxicologia aplicada (mestre em Farmacologia e Toxicologia). Atualmente, é professor de Química do ensino médio do Colégio Marista Nossa Senhora do Rosário e do Colégio Leonardo da Vinci Gama. É coordenador regional da Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul, além de membro da Comissão Científica e coordenador regional da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética.

Marcos Roberto Teixeira Halasz: Prof. Dr. em Engenharia Química. Foi professor de ensino superior para o curso de Engenharia Química na PUC/RJ. Mudou-se para o Espírito Santo em 2002, onde participou da criação do primeiro curso de Engenharia Química do estado. Atualmente, é professor de disciplinas ligadas à Engenharia e à Química para diversos cursos, além de coordenador de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação nas Faculdades Integradas de Aracruz. É avaliador institucional do INEP (Ministério da Educação) e atua como perito do Juízo na área da Química. Foi também Conselheiro Titular e vice-presidente do CRQ XXI (ES). Atualmente, é Conselheiro Suplente do Conselho Federal de Química.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=1cEVD4xXOZw

15/06 | Importância dos profissionais da Química na área de alimentos

Mediador
Jonas Comin Nunes: químico industrial e Conselheiro Federal do CFQ. É licenciado em Química e em Pedagogia, especialista em Gestão e Educação Ambiental. É consultor e perito técnico na área Química e Ambiental, além de ser fiscal de Vigilância Sanitária junto à Secretaria Municipal de Saúde de Siderópolis (SC).

Palestrantes
Maria Angela de Almeida Meireles: Profª Drª em Engenharia Química, com titulação pela Iowa State University, em 1982. É também professora titular da Universidade Estadual de Campinas, desde 1983. Foi coordenadora da área de Alimentos da CAPES (2014-2016). Conquistou 10 prêmios e homenagens: Prêmios CAPES-Elsevier 2014: Mulheres Cientistas; Capes de Tese 2012; e CAPES de Tese 2011 – Menção Honrosa. Possui mais de 341 artigos publicados em periódicos especializados e 522 trabalhos em anais de eventos, além de 51 capítulos de livros, sete softwares desenvolvidos, entre outros projetos dos quais faz parte. É sócia da Bioativos Naturais e, em 2014, foi eleita como Fellow da IAFoST. Atualmente, coordena quatro projetos de pesquisa, além de atuar na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em engenharia de alimentos. Editou o livro “Extracting Bioactive Compounds for Food Products: theory and applications” para a CRC Press/ Taylor & Francis e o livro “Fundamentos de Engenharia de Alimentos” para a Editora Atheneu.

Andréa Vilar: é engenheira química, mestre em Desenvolvimento em Processos Ambientais e Engenheira de Segurança do Trabalho. É pós-graduada em Gestão da Qualidade e Produtividade e Green Belt. Com mais de 20 anos de experiência em indústrias químicas e de alimentos, é também especialista em Implantação de Sistemas de Gestão para Certificações de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional e segurança dos alimentos, além de auditora líder com reconhecimento internacional em organismos certificadores nas normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e FSSC 22000. É palestrante, escritora e professora em três MBAs voltados para sistemas de gestão.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=6-ZGwzjUkck

16/06 | Importância dos profissionais da Química na área de cosméticos e saneantes

Mediadora
Raquel Lima: presidente do CRQ XIX (PB). Graduada em bacharelado em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba, MBA em Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção, MBA em Perícia Criminal e Ciências Forenses, MBA Supply Chain e Logística Integrada. Atuação em diversos segmentos industriais. Lecionou durante cinco anos a disciplina gestão da qualidade para o curso de engenharia de produção na UNISA. Atuou com Agente de Orientação Pessoal no Sebrae por seis anos. Atua, desde 2012, no setor de cosméticos e produtos de higiene pessoal como analista de assuntos regulatórios sênior. Possui sólida experiência com implementação da ISSO 9001, certificação de Green Belt, WCM, Power B.I, Ferramentas da Qualidade, CEP, PDCA, Gestão de Processos.

Palestrantes
Enilce Maurano Oetterer: engenheira química formada pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI); MBA em Gestão de Negócios com participação em cursos internacionais na Berkeley University – Califórnia e Columbia University – New York. Carreira desenvolvida em indústrias, no setor de Cosméticos e Fragrâncias como Symrise e Instituto de Pesquisa Tecnológica IPT, entre outras. É vice-presidente Administrativa Financeira da Associação Brasileira de Cosmetologia e membro da Comissão Técnica de Cosméticos do CRQ IV (SP).

Rodrigo Machado Quintino dos Santos: é bacharel em Química pela UFMG, consultor técnico e professor de Química Orgânica e Inorgânica. Já atuou em cursos sobre noções básicas de cosméticos e saneantes, na montagem e implantação de manual de boas práticas de fabricação e controle de qualidade em cosméticos e domissanitários, e no desenvolvimento de produtos, processos de fabricação e controle de qualidade na indústria de cosméticos e domissanitarios. Também tem experiência em auditoria interna da qualidade.

Newton Mario Battastini: Conselheiro Federal do CFQ. É presidente do Grupo TECPON e presidente do Sindiquim. É graduado em Química e em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui MBA em Gestão em Saúde – Central de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) pela UNESP e especialização em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Foi também diretor da Fiergs.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=LUHQoiP-LH0

17/06 | Importância dos profissionais da Química na área ambiental

Mediador
Alexandre Vaz Castro: presidente do CRQ XXl (ES). É coordenador geral do Colégio de Presidentes do Sistema CFQ/CRQs e presidente do Fórum dos Conselhos e Ordens Profissionais do Espírito Santo (FÓRUM-ES). É servidor público estadual, área Química, no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA/ES), e assessor técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA/ES). Técnico em Biotecnologia, formado pela Escola Técnica Federal de Química/RJ. Em abril de 2021, foi designado como Gerente do Programa Estadual de Mudanças Climáticas. Possui 26 anos de atuação em áreas de interesse público e privado.

Palestrantes
Ana Luiza Dolabela de Amorim Mazzini: engenheira química e Conselheira do CRQ II (MG). É professora e especialista em Energia e Fontes Alternativas, Avaliação de Impactos Ambientais pela UFRJ e Gestão Pública pela Fundação Dom Cabral. Ela trabalhou na Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD), além do órgão ambiental do Rio Grande do Sul. Também é autora de diversas publicações sobre meio ambiente. Ela vai abordar a importância dos profissionais da Química na área ambiental e a produção mais limpa.

Daniela Migliavacca Osório: mestre em Engenharia Elétrica e atuou como professora. Atualmente, é pesquisadora colaboradora da Unicamp. Há mais de 10 anos, desenvolve estudos na área ambiental com ênfase na parte de emissões atmosféricas e monitoramento da qualidade do ar.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=isduZnYUv0c

18/06 | Solenidade 65 anos do Sistema CFQ/CRQs e painel Importância dos profissionais da Química na pandemia da COVID-19

Abertura
José de Ribamar Oliveira Filho
Presidente do CFQ

Participação
Dilermando Brito Filho
Presidente do CRQ IX (PR)

Mediador
Rafael Almada: presidente do CRQ III (RJ). É professor e Reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), doutor em Engenharia Química pela COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem formação em Técnico em Química pelo CEFET Química (2001), graduação em Química Industrial pela UFF (2005), Licenciatura em Química (2009) e Especialização em Gestão Ambiental (2009) pela UCAM. Possui mestrado em Engenharia Química pela COPPE- UFRJ. Também é o coordenador do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) do Conselho Federal de Química (CFQ).

Palestrantes
Rodrigo Alan de Moura Rodrigues: Conselheiro Federal do CFQ. Técnico em Química e advogado. Mestre em Direito Ambiental, especialista em Direito Público e em Ciências Criminais, com Habilitação em Ensino Superior.

Luiz Carlos Dias: químico, professor titular da Unicamp e membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Também é Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro da Força-Tarefa da Unicamp no combate à Covid-19.

Roberto Rodrigues de Souza: preside o CRQ VIII (SE). Ele possui graduação, licenciatura, mestrado e doutorado em Engenharia Química. É professor associado na Universidade Federal de Sergipe e membro da ABEQ. Sua experiência se desdobra entre as áreas de Engenharia Química e biotecnologia industrial, especificamente em bioseparações, operações de separação e mistura, biodegradação e avaliação ambiental. Seus principais temas são os processos de separação, bioprodutos, biodegradação e monitoramento ambiental.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=poPSVnHbCOw