Notícias

Reunião virtual demonstra CRIG mobilizado para representar Química junto a autoridades e entidades

O Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) do Sistema CFQ/CRQs realizou reunião virtual na terça-feira (30/03) para dar atenção a diversos pontos de pauta. Um dos principais assuntos foi a atuação do Comitê de Governança de Relações Institucionais e Governamentais junto ao Congresso Nacional em relação a questões de interesse dos profissionais da Química, como a regulamentação da profissão de Cientista de Alimentos, categoria já reconhecida pelo Sistema CFQ/CRQs.

Esteve em pauta ainda que o Conselho Federal de Química recebeu convites para participar de Tomada Pública de Subsídios para o Regulamento de Fiscalização de Produtos de Uso Veterinários e dos Estabelecimentos que os fabricam ou comercializam e de uma outra consulta pública, a nº 004/2021 da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que discutirá a Norma de Referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico. O CRIG estendeu o convite ao Colégio de Presidentes do Sistema CFQ/CRQs, o COPRESI, para que cada regional possa fazer a sua avaliação dos temas e promover suas contribuições.

O CRIG também relatou contato com a Associação Brasileira da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor). O conselheiro federal Wagner Contrera Lopes relatou contato inicial com o diretor-executivo da entidade, Martim Afonso Penna, e que o Sistema CFQ/CRQs deve atuar no sentido de proteger a sociedade e defender uma maior regulamentação relacionada a essa atividade empresarial.

Na reunião, foi reforçada a necessidade de o Sistema CFQ/CRQs seguir mobilizado em torno da inclusão dos profissionais da Química no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 – um ofício nesse sentido já foi encaminhado ao Ministério da Saúde.

O CRIG espera ainda retomar no primeiro semestre a realização de evento sobre a Agenda Legislativa. que será pautada e acompanhada pelo Sistema CFQ/CRQs envolvendo presidentes, conselheiros federais e colabores convidados.

Associação de Química Americana faz apresentação

Durante a reunião virtual do CRIG, ocorreu uma apresentação da Sociedade Americana de Química (ACS), a cargo de Denise Ferreira. Ela apresentou o trabalho no CAS, uma divisão da ACS e que conta com 160 mil membros, sendo 87% deles profissionais da Química.  Uma das principais atividades da ACS é monitorar, selecionar e indexar a literatura relativa à Química – no momento, envolvendo mais de 2,3 mil universidades e os escritórios de patentes.

Nas palavras de Denise, a instituição atua para acelerar a inovação, gerenciar a informação, aumentar retorno sobre investimento e proteger a propriedade intelectual. No encontro, se destacou que o Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV), de São Paulo já estabelece contato com a ACS.