Notícias

Relatório Executivo é registro de 2020 no Sistema CFQ/CRQs, o ano em que enfrentamos a Covid

O Conselho Federal de Química (CFQ) lançou a edição 2020 do seu Relatório Executivo – um documento de comunicação social que traz uma síntese das realizações do Sistema CFQ/CRQs ao longo do ano, com uma roupagem jornalística e leve que permite à população ter uma ideia mais clara do que aconteceu de melhor no ano que passou.

É a terceira edição do Relatório Executivo, uma ferramenta criada logo que a Assessoria de Comunicação do CFQ foi instituída, ainda em 2018. Além de servir como um panorama geral do que foi feito ao longo do período e trazer de uma maneira mais amigável os números e atividades relacionadas, o Relatório Executivo pode, no futuro, se converter em um documento útil para reescrever a História desse período para a Química e para os profissionais da Química no Brasil.

Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, muitas adaptações à rotina se fizeram necessárias. No âmbito do Sistema CFQ/CRQs, não foi diferente: uma organização especial foi promovida em tempo recorde para permitir o teletrabalho; reuniões, sessões plenárias, comissões, painéis e treinamentos deixaram de ser presenciais e se transferiram para o mundo virtual. Isso não foi tudo: foi em 2020 que o Sistema CFQ/CRQs arregaçou as mangas em defesa da sociedade, seja combatendo fake news, seja colaborando com a fabricação de álcool 70% e álcool em gel para doação, seja articulando politicamente para oferecer às autoridades melhores subsídios em suas decisões de combater a pandemia.

Em sua carta de apresentação do Relatório Executivo, o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, destacou o caráter inédito do ano de 2020 na vida dos profissionais da Química e da sociedade ao redor do globo.

“Enfim, 2020 foi um ano a não ser esquecido. Fomos testados e aprovados por nossa superação às adversidades. A Química, mais uma vez, provou seu valor. Somos indispensáveis. Mais que nunca”, afirmou no documento.

Confira aqui o Relatório Executivo 2020