Notícias

Olimpíada de Química Júnior tem faixa etária ampliada

Neste ano, a Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) terá participação de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O certame costumava ser direcionado para estudantes do 8º ao 9º ano, mas, a partir desta edição, foi ampliado.

A OBQJr é uma atividade promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ), coordenada, anualmente, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e executada pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ). O objetivo da ação é o de estimular o interesse dos estudantes pelas Ciências, com ênfase na Química; além de contribuir na melhoria do ensino, e, por fim, identificar jovens talentos com aptidão para as Ciências da Natureza.

O organizador da Olimpíada, Sérgio Melo, explica que a mudança se deu a pedido de coordenadores estaduais que observaram, em um considerável número de alunos, do 6º e 7º ano, o interesse em participar. “Como estamos sempre abertos a ouvir a comunidade escolar, fomos informados de que muitos alunos de séries anteriores gostariam de ter esta experiência de participar do certame. Então decidimos pela ampliação”.

Melo ressalta que a participação destes alunos não resultará em um exame com conteúdo diferenciado. “Não vamos fazer uma prova com nível de dificuldade diferente, só queremos dar a oportunidade para os alunos mais novos que desejam ver como funciona o certame. É claro que serão premiados se conseguirem bom desempenho”, esclarece.

Para os que tiverem interesse, o organizador informa que o conteúdo programático já pode ser consultado na página da OBQ: www.obquimica.org.

O certame compreende duas fases. A primeira é no formato on-line, disponibilizada no site do PNOQ (https://obquimica.org) e no aplicativo do PNOQ – que deve ser baixado pelo aluno em um smartphone, tablet ou notebook. Na segunda fase só participam os alunos com melhor classificação no conjunto total (nacional) de notas, até o limite de 15% (quinze por cento) do total de participantes. Neste ano, as provas da 1ª fase da OBQJr serão disponibilizadas para resolução das questões nos dias 28 e 29 de agosto.