Notícias

OBQ tem solenidade e lançamento de livro

No Dia Nacional do Químico, celebrado na última sexta-feira (18), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou a Solenidade Nacional de Premiação das Olimpíadas de Química e o lançamento do livro “Programa Nacional de Olimpíadas de Química (PNOQ) 2020”, que marca os 25 anos desses certames. O evento virtual homenageou os 217 estudantes medalhistas desta edição.

O presidente do Conselho Federal de Química (CFQ),  José de Ribamar Oliveira Filho, participou da solenidade, por meio do envio de vídeo  homenagem, quando falou sobre a OBQ e a importância do trabalho desenvolvido pelo organizador Sérgio Melo. “É nossa obrigação apoiar este trabalho incrível do professor Sérgio. Porque as Olimpíadas fortalecem a Química, a Ciência, que apresenta este mundo científico aos alunos logo cedo”, disse.

O evento também homenageou o professor Sérgio Melo, e marcou o lançamento dos Anais da Olimpíada Brasileira de Química de 2020. Mello, que também é o organizador do livro “Programa Nacional de Olimpíadas de Química (PNOQ) 2020”, explicou que a obra reúne as provas aplicadas ao longo do programa, com resultados, comentários e artigos de opinião, além de apresentar a história do crescimento do projeto educacional.

Ele se disse feliz em ver os resultados que o Programa traz ao longo dos anos. “Muitos alunos que participaram das Olimpíadas hoje atuam na docência e replicam o conhecimento”, comemorou.

Além dos 217 estudantes medalhistas – ouro, prata e bronze – em Olimpíadas de Química realizadas em todo o Brasil em 2020, também foram homenageados quatro integrantes da seleção brasileira, que participarão da 53ª International Chemistry Olympiad (IchO), em julho deste ano: os estudantes cearenses Cássia Caroline Aguiar da Ponte, Hana Gabriela Albuquerque Sousa, Marina Malta Nogueira e Vinícius da Silveira Lanza Avelar.

Hana contou que estudar para as olimpíadas foi um processo bastante difícil devido à pandemia. Mas o que fez a diferença foi a vontade de ir adiante. “Desde o 9º ano eu queria ir para a OBQ e para a Icho. Eu via aqueles medalhistas e pensava que queria ser como eles. E chegar aqui é incrível, a felicidade é tanta que eu só tenho a agradecer à organização, aos professores e à família”.

A presidente da Associação Brasileira de Química (ABQ), Silvana Calado, lembrou as vítimas da pandemia de Covid-19 e ressaltou o papel da Química no combate à doença. “Esta longa crise que estamos vivendo, felizmente, a Química está agindo para ajudar a solucionar. Seja por meio das vacinas, do álcool em gel, das máscaras ou de insumos, medicamentos e de tudo o que se usa nos hospitais. Por trás disso tudo, nós somos os coadjuvantes desses heróis da saúde”.

O presidente da Assembleia Legislativa cearense, deputado Evandro Leitão, parabenizou todos os químicos pela data e comentou sobre o orgulho de homenagear profissionais e estudantes que atuam para fortalecer o crescimento em uma área tão importante para a sociedade. “Quero ressaltar a importância de todos vocês em um momento que precisamos valorizar cada vez mais a Ciência”, reforçou.

Já o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Inácio Arruda, afirmou que o ensino da Química e a formação de pesquisadores na área é um fator estruturante para o desenvolvimento da nação. “Basta olhar a situação atual da pandemia, que já vai ceifando quase 500 mil vidas em nosso país. É a Ciência, a Química, que torna possível tratar e resolver com pesquisa. Para isso precisamos de pesquisadores e pesquisadoras, e eles estão aqui entre os 217 medalhistas”.

Para o diretor do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha, as Olimpíadas de Química representam um salto para a Ciência brasileira nos últimos 25 anos, maior do que medalhas e honrarias. “Toda a preparação destes jovens faz parte de um processo de formação e inspira os estudantes a ingressarem em carreiras científicas. Isso é fundamental para o Brasil, pois sabemos da importância da Ciência e dos cientistas para a nossa sociedade”, finalizou.