Notícias

NOTA: Reeleição de Rafael Almada para reitor do IFRJ orgulha a Química e seus profissionais

É com grande satisfação que, na tarde desta quarta-feira (12 de dezembro), recebemos

a notícia de que o nosso colega e presidente do Conselho Regional de Química da 3ª Região (CRQ III), Rafael Barreto Almada, foi reeleito como reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), agora para o quadriênio 2022-2026.

Almada foi o escolhido em uma eleição que mobilizou professores, técnicos administrativos e alunos do IFRJ, obtendo 67% dos votos válidos em um processo de escolha que se notabilizou pelo alto índice de interesse e participação dos envolvidos.

De nossa parte, o Conselho Federal de Química (CFQ) se orgulha em testemunhar a liderança acadêmica de um profissional da Química com atuação na educação profissional e tecnológica. O reitor é professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Doutor em Engenharia Química pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui formação em Técnico em Química pelo CEFET Química (2001), graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2005), Licenciatura em Química (2009) e Especialização em Gestão Ambiental (2009) pela UCAM, Mestrado (2008) em Engenharia Química pela COPPE- Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rafael Almada é, para o Sistema CFQ/CRQs, o coordenador do nosso Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) e coordena atividades que dia a dia promovem e defendem a categoria dos profissionais de química junto ao Poder Público e à sociedade.

Almada, sua vitória e um novo mandato diante da reitoria do IFRJ significam uma realização de todos nós e para a Química.

Boa sorte, bom trabalho!

José de Ribamar Oliveira Filho

Presidente do Conselho Federal de Química