Notícias

Na primeira quinzena de janeiro, CGFISC e CGTEC se reúnem: videoconferência com fiscais foi destaque

Na primeira quinzena de 2022, dois colegiados realizaram reuniões na sede do Conselho Federal de Química (CFQ), em Brasília: o Comitê de Governança de Orientação e Fiscalização Profissional (CGFISC) e o Comitê de Governança de Atuação dos Técnicos da Área Química.

O CGFISC, que tem como coordenador o conselheiro federal Wagner Aparecido Contrera Lopes, está apostando na aproximação e no contato direto com os fiscais, que atuam nos CRQs. Na reunião, o CGFISC promoveu uma videoconferência com os fiscais do país todo, reunindo 38 pessoas, esclarecendo dúvidas e passando orientações. Na ocasião, assinala Contrera Lopes, a chefe da fiscalização do Conselho Regional de Química da 1ª Região (CRQ I – Pernambuco) apresentou os resultados obtidos pelo regional do Nordeste a parte da RN 287, que estabeleceu novo regramento para a atuação fiscalizatória.

O CGFISC debateu ainda questões relativas à responsabilidade técnica dos profissionais, além de reunião de alinhamento com a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do CFQ. O modelo de videoconferência será retomado na próxima reunião, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de fevereiro.

“Na próxima reunião, contamos novamente com a presença de todos os fiscais para que possamos debater uma questão muito importante: os procedimentos previstos pela RN 296, a que cria o Registro Provisório aos recém-formados”, explica Contrera Lopes.

Além do coordenador, integram o CGFISC os conselheiros federais Gisleine Rossoni, Jonas Comin, Rodrigo Moura e Wilson Botter Júnior.

CGTEC teve encontro para alinhamento com áreas do CFQ

No CGTEC, por sua vez, o destaque da reunião foi o alinhamento para diversas ações. De acordo com a coordenadora do CGTEC, conselheira federal Gisleine Rossoni Libardi, houve conversas com a Assessoria Jurídica do CFQ para discutir questões relativas a demandas dos Conselhos Regionais de Química. Houve também reunião com a Assessoria de Comunicação em torno dos preparativos para a próxima edição do QuimTec, prevista para 24 de janeiro.

“O tema será Saneamento Básico, que foi um dos temas mais solicitados pelos profissionais. Contaremos com a participação do especialista Gandhi Giordano”, afirmou Gisleine.