Notícias

Fase II da OBQJr será no dia 18 de setembro

Destinada aos estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, a Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr), fase II, será realizada dia 18 de setembro. A  lista provisória dos classificados para a fase II da OBQJr já está divulgada no site: http://www.obquimica.org/noticias/index/resultado-provisorio-da-obqjr-2021-fase-.

A OBQJr visa estimular o interesse dos estudantes pelas Ciências da Natureza, em especial pela Química, bem como identificar jovens talentos com aptidão para as Ciências da Natureza. 

“O projeto auxilia os estudantes a estudar para as provas de ciências, sem a pressão do exame. Além disso, muitos alunos descobrem a vocação pela Química, o que contribui para o mercado e para futuras pesquisas”, explica o coordenador do Programa Nacional Olimpíadas de Química, professor Sérgio Melo.

Provas – Devido à pandemia provocada pela Covid-19, as provas serão em formato on-line e terão duração de três horas. Ao todo são 20 questões objetivas e três questões analítico-expositivas.

Sobre a OBQJr – A OBQJr é uma atividade promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ), coordenada, anualmente, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e executada pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ). O objetivo da ação é o de estimular o interesse dos estudantes pelas Ciências, com ênfase na Química; além de contribuir na melhoria do ensino e, por fim, identificar jovens talentos com aptidão para as Ciências da Natureza.

Neste ano, a Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) terá participação de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O certame costumava ser direcionado para estudantes do 8º ao 9º ano, mas, a partir desta edição, foi ampliado.