Notícias

Comitê de Governança de atuação dos Técnicos da Área Química será permanente

O Comitê de Governança de Atuação dos Técnicos da Área Química (CGTEC), câmara do Sistema CFQ/CRQs para debater as questões de interesse da categoria dos profissionais técnicos das diversas áreas da Química, reuniu-se esta semana para estabelecer a agenda de trabalhos para o semestre.

A coordenadora do Comitê, a conselheira federal Gisleine Rossoni Libardi, saudou a decisão do Conselho Federal de Química (CFQ) de tornar o comitê como uma estrutura permanente.

“Vemos com bons olhos a continuidade desse trabalho e agradecemos ao Presidente José de Ribamar Oliveira Filho pela sensibilidade em manter essa estrutura. O Sistema CFQ/CRQs sempre garantiu espaço privilegiado para os técnicos e esse Comitê, com o olhar voltado para eles, é mais uma demonstração dessa disposição”, afirma Gisleine.

Neste primeiro encontro, o CGTEC, que conta ainda com os conselheiros federais Rodrigo Alan de Moura Rodrigues e Wagner Aparecido Contrera Lopes e o presidente do Conselho Regional de Química da 21ª Região (CRQ XXI – Espírito Santo), Alexandre Vaz Castro, foram discutidos projetos, metas, programas e parcerias envolvendo os técnicos.

“Nossa proposta é reforçar o caráter primordial desses profissionais dentro do Sistema e dentro da indústria química, visto que eles são responsáveis por funções essenciais dentro das linhas de produção”, afirma a coordenadora.

O Comitê articula a realização de uma campanha de comunicação voltada especialmente para o público dos técnicos da área Química. A avaliação é que há profissionais que desconhecem as possibilidades de atuação garantidas por seus registros junto ao Sistema CFQ/CRQs e que uma campanha pode ampliar a sensação de pertencimento deles ao universo dos profissionais da Química. A campanha terá um evento de lançamento, possivelmente em setembro.

“Neste momento em que estamos celebrando os 65 anos da Lei 2.800/56, a Lei Mater dos Químicos, é importante que os técnicos saibam que desde o começo o Sistema CFQ/CRQs os acolhe, com um papel de destaque”, afirmou.