Notícias - QS

Química Solidária: parceria entre prefeitura, IFPA – Campus Bragança e o CRQ VI beneficia unidades de saúde

Dentro das ações de combate ao novo coronavírus que integram a campanha Química Solidária do Sistema CFQ/CRQs, o Conselho Regional de Química da 6ª Região (CRQ VI), com sede em Belém e atendimento nos Estados do Pará e Amapá, desenvolveu uma parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA) – campus Bragança para a produção de álcool glicerinado 80%, útil para a desinfecção de superfícies e utensílios e eliminação do vírus Sars-Cov-2.

A iniciativa é uma parceria entre o IFPA, a prefeitura de Bragança e o CRQ VI e está produzindo um total de 1.000 litros de álcool glicerinado 80% pra distribuição gratuita aos hospitais e unidades de saúde da cidade de Bragança, distante 200 quilômetros da capital Belém.

Segundo o coordenador do laboratório de Química do IFPA, professor  João Augusto Pereira da Rocha, todos os insumos para a fabricação do álcool, as embalagens, rótulos e o próprio álcool puro estão sendo fornecidos pela prefeitura. O IFPA entra com a mão de obra e a infraestrutura do laboratório, o CRQ VI com o apoio técnico e a orientação para que as operações tenham a segurança exigida.

“O que nos moveu foi a vontade de contribuir. Em meio à crise, começamos a perceber a falta de álcool gel no comércio de Bragança e municípios vizinhos. Entendemos que, ao fornecer a infraestrutura e o suporte profissional, o IFPA reforça o importante papel social que desempenha”, professor João Augusto.

A presidente do CRQ VI, Cristiane Maria Leal Costa, afirma que a iniciativa é muito importante para o regional neste momento porque a Região Norte do Brasil tem sido especialmente atingida pela Covid-19.

“Essa parceria envolvendo o IFPA-Campus Bragança e a prefeitura da cidade expressa o objetivo principal do Sistema CFQ/CRQs: não somente zelar para que a atividade química se desenvolva de forma a propiciar os maiores benefícios à sociedade como também se fazer sempre presente garantindo a fabricação de produtos e a prestação de serviços de qualidade. A IFPA tem profissionais capacitados e regularizados, além de laboratórios para as melhores práticas”, afirma a presidente do CRQ VI.

A campanha Química Solidária

O objetivo da campanha Química Solidária do Sistema CFQ/CRQs é articular e divulgar em todo país iniciativas para a produção do álcool líquido e álcool gel com o apoio de instituições de ensino, empresas, associações e profissionais da área da Química.

Importante destacar ainda que as atividades de produção obedecem a diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) firmados pela RDC 350/2020 e pela nota técnica que a seguiu, detalhando a autorização excepcional e temporária concedida no combate ao Covid-19.

Vale salientar ainda que as atividades da Química Solidária estão sendo desenvolvidas com o mínimo possível de profissionais, uma vez que a orientação do Ministério da Saúde – e outras autoridades – é para que as pessoas fiquem em casa para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Também fazem parte da campanha ações para orientar a população e combater notícias falsas.