Notícias - QS

Química Solidária: mobilização do CRQ XVI viabiliza a produção de álcool gel em Mato Grosso

Em uma ação para ampliar a produção de álcool gel em seu Estado e garantir que mais pessoas tenham acesso ao produto, o Conselho Regional de Química da 16ª Região (CRQ XVI), do Mato Grosso, estabeleceu cooperação com a prefeitura de Cuiabá, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT/Campus Bela Vista) e empresas do Estado para se engajarem na fabricação.

A ação é uma iniciativa da Química Solidária, uma campanha organizada pelo Sistema CFQ/CRQs com objetivo de mobilizar instituições de ensino, associações, entes públicos, empresas e profissionais na produção de álcool gel. Apontado como produto fundamental para frear a propagação do novo coronavírus (SARS-Cov-2), em meio à pandemia o álcool gel começa a ficar escasso no mercado ou disponível apenas por um preço inacessível à grande parcela da população.

Objetivo é produzir mil litros para distribuição gratuita

No caso do Mato Grosso, a presidente do CRQ XVI, Suzana Aparecida da Silva, afirma que a produção terá início na quarta-feira (25/03). Além do álcool gel 70% INPM, será produzido também o álcool antisséptico – usado para a higienização de superfícies e esterilização de pequenos utensílios. Inicialmente, a produção ficará concentrada nas instalações do IFMT e usará como matéria-prima inicialmente uma doação de 1.825 litros de álcool (etanol) obtidos a partir do milho.

A prefeitura de Cuiabá apoiará a ação na distribuição e no engajamento do setor empresarial. A ideia é levar o produto a famílias carentes, imigrantes, hospitais e moradores em situação de vulnerabilidade social. A primeira leva, calcula a prefeitura, será de mil litros – mas a mobilização e as ofertas de doação de matéria-prima indicam que novas remessas serão preparadas em breve por professores e alunos de Química do IFMT.

A presidente Suzana, que também é professora no IFMT, assinala que a iniciativa deve se expandir para outras estruturas universitárias do Estado.

Campi em Alta Floresta e Rondonópolis participarão

“Estamos orientando outros dois campi do Instituto Federal que se preparam para produzir álcool gel nas cidades de Alta Floresta e Rondonópolis. São dois campi que pediram orientação, nós vamos ajudando no que for possível. Se precisarem de doação, a gente viabiliza a matéria-prima também, temos essa expectativa”, afirma Suzana.

A campanha Química Solidária envolve CRQs do país inteiro nessa integração para combater o coronavírus. Já há ações em estados como Paraíba e Rio de Janeiro, além do Mato Grosso. Acompanhe todas as informações relativas à campanha nos canais oficiais do Conselho Federal de Química (CFQ) nas redes sociais ou com a hashtag #QuimicaSolidaria.