Notícias - QS

Química Solidária: CRQ XIX mobiliza universidades, empresas e profissionais para produção de álcool gel

Em um esforço coletivo para combater o novo coronavírus, o Conselho Regional de Química da 19ª Região (CRQ XIX) entregou, no sábado (21), o primeiro lote de álcool gel (30 litros) em uma entidade filantrópica de João Pessoa (PB).

Também foram doados sanitizantes e sabonete líquido para a instituição Vila Vicentina Júlia Freire, que atende 67 idosos. O álcool gel está sendo produzido por profissionais da Química e estudantes dos cursos de Química Industrial e Engenharia Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Nesse primeiro momento, a iniciativa resulta da parceria entre CRQ XIX, UFPB, Associação dos Profissionais da Área da Química (APAQPB), empresas, estudantes e Associação Pestalozzi da Paraíba (Apep).

A presidente do CRQ XIX, Raquel Lima, ressalta que o objetivo é mobilizar toda a Paraíba. “Vamos continuar produzindo o álcool 70% para doar para entidades, hospitais e unidades de pronto atendimento. Nossa meta é levar o produto para quem não tem acesso. Para isso, precisamos de mais doações de matéria-prima, embalagens, rótulos e equipamentos de proteção individual”.

Segundo ela, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) “abraça a causa” a partir desta segunda-feira (23). “Assim que esse álcool 70% for produzido, será distribuído para as entidades e hospitais de Campina Grande e região”, explica. A ação também conta com o apoio de empresas e instituições.

O presidente da Pestalozzi na Paraíba, Ricardo Leandro Morais, destacou a importância da parceria com o CRQ XIX em um momento que o país enfrenta a pandemia da COVID-19. “Agradecemos aos profissionais da Química e estudantes que trabalharam voluntariamente para produzir o álcool gel. Quando a produção aumentar, vamos beneficiar mais instituições”.

Química Solidária

As ações na Paraíba integram a campanha Química Solidária, do Sistema CFQ/CRQs. O objetivo é articular em todo país iniciativas para a produção do álcool em gel com o apoio de instituições de ensino, empresas, associações e profissionais da área da Química. O produto será distribuído para hospitais e entidades filantrópicas. Vale destacar que a ação está sendo desenvolvida com o mínimo possível de profissionais, uma vez que a orientação do Ministério da Saúde – e outras autoridades – é para que as pessoas fiquem em casa para evitar a disseminação do coronavírus.