Notícias - QS

Química Solidária: CRQ I começa produção de álcool para doação

Campanha já tem diversos parceiros públicos e privados em Pernambuco

O Conselho Regional de Química da 1ª Região (CRQ I), de Pernambuco, está engajado na campanha Química Solidária e já solicitou liberação à Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) para a produção de álcool líquido e glicerinado 70%. Os produtos serão doados a unidades de saúde e entidades filantrópicas. Por lá, as empresas do setor privado aceitaram o desafio e já doaram itens para a campanha.

Uma companhia de bebidas doou mil litros de álcool e duas mil garrafas de 500ml e 200 ml para a campanha. Já uma empresa de saneantes doou frascos e tampinhas para o envasamento do produto que começa a ser produzido nesta terça-feira (31), nas dependências da empresa. A presidente do CRQ I, Sheylane Luz, conta que a Academia Pernambucana de Química (APQ) também entrou na parceria e está colaborando com auxílio técnico e de logística.

Segundo Luz, a produção está – até o momento – restrita ao álcool 70% líquido e o glicerinado. “Ainda não conseguimos nenhuma doação de espessante. Por isso, não faremos álcool gel nesse primeiro momento”, comenta. Ela explica que a opção glicerinada é uma alternativa ao gel e mais interessante que a versão líquida do ponto de vista do consumo. “O álcool líquido é consumido muito mais rápido e tem um toque que incomoda algumas pessoas. O uso de glicerol e peróxido de hidrogênio evitam a sensação de ressecamento nas mãos causada pelo líquido”.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está com seus laboratórios fechados e, por isso, vai doar mil litros de álcool 70% já prontos, mas não envasados. Empresas de outros setores disponibilizaram seus equipamentos para o transporte das doações. “Estamos muito felizes com o compromisso das empresas e profissionais”, comemora. “São químicos, empresas e sociedade civil, unidos pelo bem comum”.

A campanha
As ações em Pernambuco integram a campanha Química Solidária, do Sistema CFQ/CRQs. O objetivo é articular em todo país iniciativas para a produção do álcool em gel com o apoio de instituições de ensino, empresas, associações e profissionais da área da Química. Também fazem parte da campanha ações para orientar a população e combater notícias falsas.

Vale destacar que a ação em Pernambuco, assim como em outros estados, está sendo desenvolvida com o mínimo possível de profissionais, uma vez que a orientação do Ministério da Saúde – e outras autoridades – é para que as pessoas fiquem em casa para evitar a disseminação do novo coronavírus.