Notícias - QS

“Álcool legal”, uma campanha do CRQ VII que oferece informação e segurança para o consumidor baiano

Em um conjunto de ações para evitar a propagação de informações falsas e a prática criminosa da venda de álcool gel sem as especificações de qualidade exigidas e nem a presença de um profissional qualificado como responsável técnico, o Conselho Regional de Química da 7ª Região (CRQ VII), com sede em Salvador (BA), lançou um portal exclusivo para que os consumidores baianos possam consultar a procedência do álcool gel comprado no Estado.

No portal “Álcool legal” (https://alcool-legal.crq7.gov.br/#consulta), há um vídeo explicativo de 50 segundos para ensinar o consumidor a identificar a procedência do produto. Informações disponíveis nas embalagens – mas nem sempre inteligíveis para o grande público –, são esmiuçadas de maneira simples e direta, permitindo ao usuário aprender a se proteger diante de falsificações.

Além do vídeo, há uma janela para que o consumidor faça a consulta da origem de empresas e profissionais. Importante destacar que, pelo portal, só é possível fazer a consulta se o profissional e a empresa forem registrados no Estado da Bahia. Estão disponíveis, porém, os links úteis para o contato com CRQs de outras regiões e um formulário para os canais de atendimento remoto, onde o CRQ VII esclarece eventuais dúvidas do consumidor baiano.

Para o presidente do CRQ VII, Antonio César de Macedo Silva, a identificação da origem dos produtos no mercado é um passo fundamental para garantir a qualidade.

“Começamos a perceber que havia um grande número de suspeitas de falsificação de álcool gel, tanto na capital quanto no interior do Estado. Esse portal foi uma resposta rápida que conseguimos dar à sociedade. Quanto ao vídeo, ficamos bastante satisfeitos com o alcance. Entendíamos que era necessário uma peça curta e que pudesse ser compartilhada por aplicativos de mensagens. Conseguimos”, afirma o presidente.

             A campanha Química Solidária

O Sistema CFQ/CRQs desenvolve a campanha Química Solidária. Entre os objetivos estão a articulação e a divulgação em todo país de iniciativas para a produção do álcool líquido e álcool gel com o apoio de instituições de ensino, empresas, associações e profissionais da área da Química.

Também fazem parte da campanha ações para orientar a população e combater notícias falsas, fraudes e a desinformação, como a Álcool legal, desenvolvida pelo CRQ VII, da Bahia.