Notícias

XV Olimpíada Brasileira de Química Junior abrirá inscrições neste sábado

A partir deste sábado, 19 de março, alunos do 6o ao 9o ano do ensino fundamental de escolas públicas ou privadas de todo o território nacional poderão se inscrever para participar da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQjr).

A OBQjr terá duas fases. A primeira, que vai acontecer nos dias 9, 10 e 11 de junho, será a fase classificatória. O exame será on-line, por meio de aplicativo, e terá 30 questões objetivas. Daqueles que participarem, 15% serão selecionados para a segunda fase, que vai acontecer também remotamente nos dias 2 e 3 de setembro, e concederá premiações constituídas de medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa.

Os cinco mais destacados de todos os participantes da Fase II serão, também, homenageados com troféu. A premiação também irá laurear os cinco mais destacados estudantes de escolas públicas.

Esta será a 15a edição consecutiva da Olimpíada Brasileira de Química Júnior que tem como objetivo estimular o estudo da Química pelos alunos do ensino fundamental e identificar jovens com talento para essa Ciência.  “Ao premiá-los por seus desempenhos eles são incentivados a prosseguir nos certames olímpicos de Química no ensino médio, preparando-se para representar o Brasil em olimpíadas internacionais de Química. Nos mais recentes anos as delegações que representam o Brasil são integralmente compostas por ex-participantes da OBQjr”, afirma o coordenador do Programa Nacional Olimpíadas de Química, professor Sérgio Melo.

A ficha de cadastro do representante da escola (professor ou coordenador) para inscrição do aluno encontra-se disponível no site do Programa Nacional Olimpíadas de Química. Mas, caso o aluno não tenha um representante, pode fazer a inscrição individualmente. As orientações para efetivar o cadastro estão disponibilizadas no mesmo link.

As inscrições ficam abertas até o dia 3 de junho, sem taxas e sem limite de vagas. Acesse: https://app.obquimica.org