Home >
Notícias > Veja os perfis de três brasileiras que são referências na química

Vanderlan da Silva Bolzani
Professora titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara. Integra o Conselho Superior da FAPESP e a coordenação do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA-FAPESP).
Leia mais
É vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e presidiu a entidade entre 2006 a 2010. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais (INCT-BioNat) e é vice-coordenadora do Centro de Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar) da Fapesp.
Desenvolve pesquisa em química de produtos naturais, com ênfase para a busca de substâncias bioativas, metabólitos secundários e peptídeos, metabolômica e química medicinal de produtos naturais.
Contabiliza 267 artigos publicados, um livro e quatro patentes. Já teve seu reconhecimento por meio de inúmeros prêmios — entre eles, o Distinguished Women in Science, concedido pela American Chemical Society e pela IUPAC.

Rossimiram Freitas
Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Química. É graduada em farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde é professora tirular. Tem doutorado em química orgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais e três pós doutorados: ICSN-CNRS (Gif-sur-Yvette, França,), Université de Montreal (Montreal, Canadá) e Laboratoire de Chimie de Coordination (Toulouse, França).
Leia mais
Tem atuação em química, com ênfase em síntese orgânica e foco nos seguintes temas: síntese de alcaloides, triazóis, peptídeos cíclicos e lineares e moléculas fluorescentes com aplicação biológica. Trabalha ainda com nanomateriais e modificação química de celulose e quitosana para aplicação em química ambiental.
A lista de premiações inclui o Prêmio de Melhor Painel da Divisão de Química Orgânica na 35ª Reunião Anual da SBQ e Menção Honrosa no XVI Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular da Unesp / Unicamp.

Márcia Mesko
É graduada em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com mestrado e doutorado em química analítica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UFRS) na área de Ciências dos Alimentos e coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria da unidade de Cruz Alta.
Leia mais
Atuou como química da Farmacopéia Brasileira, vinbculada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foitambém pesquisadora do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e fundadora dos cursos de bacharelado em farmácia e bacharelado em química forense da UFPel. Produziu patentes de inovação tecnológica, diversos capítulos de livros nacionais e internacionais e mais de 60 artigos publicados em revistas científicas indexadas.
É responsável por trabalhos com ênfase em química analítica para a determinação de elementos traço. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais incluindo o JAAS Emerging Investigator Lectureship (Prêmio Pesquisador Emergente), que reconhece o trabalho de jovens pesquisadores do mundo inteiro, concedida pela revista Journal of Analytical Atomic Spectometry (Jornal de Espectrometria Atômica Analítica), da Royal Society of Chemistry (Real Sociedade de Química). Foi a primeira vez que a homenagem foi concedida a cientista da América Latina.