Notícias

Uma noite para o CFQ fazer balanço das iniciativas que marcaram 2019

O Conselho Federal de Química (CFQ) fechou o ano de 2019 com chave de ouro. Em uma breve solenidade que reuniu conselheiros, gestores, colaboradores e parceiros, o presidente da entidade, José de Ribamar Oliveira Filho, fez um balanço das principais conquistas e ações que fortaleceram o Sistema CFQ/CRQ, tornando-o mais integrado, ágil e sustentável.

A cerimônia de encerramento ocorreu na quinta-feira (12/12), na sede do CFQ, em Brasília. Cerca de 200 convidados compareceram ao evento e puderam assistir ao resumo dos principais fatos que marcaram o ano do conselho.

Para conselheiros e gestores, 2019 foi o ano em que o Sistema se fortaleceu como instituição. “Tenho orgulho de constatar que, com garra e criatividade, vencemos outra vez. Com nossa união e capacidade de atuar de forma integrada, não houve percalço que impedisse o Sistema CFQ/CRQ de sair (de 2019) maior do que entrou”, avaliou Oliveira Filho.

Foram vários os avanços obtidos pela gestão do CFQ. Melhorias sensíveis, sobretudo, nos setores de fiscalização e gestão de pessoas. A mudança da sede do conselho para um espaço mais moderno e com completa infraestrutura, à altura das realizações do Sistema, foi um marco histórico realizado.

Em relação à fiscalização, o CFQ direcionou recursos para as regionais no sentido de aprimorar e modernizar as operações locais, com aquisição de novas viaturas e ampliações nas respectivas sedes.

“O ano de 2019 foi de boas surpresas para o CFQ. A integração entre os Regionais foi uma delas. A criação do colégio de presidentes foi fundamental para proporcionar essa aproximação, que já vem colhendo frutos. Muitas das reivindicações já estão sendo atendidas. Para 2020 temos muitas outras ações para executarmos com diálogo aberto com os presidentes regionais”, avaliou o coordenador do colégio de presidentes do CFQ, Gilson Mascarenhas.

A capacitação profissional e a aproximação com entidades parceiras também foram destaque no ano. Entre os vários eventos marcantes em 2019, o CFQ destacou o 16º Encontro de Profissionais da Química da Amazônia, ocorrido em Belém (PA), e que reuniu profissionais que atuam em áreas de interesse tecnológico e industrial no estado para debater soluções para o desenvolvimento da Região Norte.

“Eu vejo o ano que passou como mais uma valiosa oportunidade de divulgar a importância da Química para a sociedade. E para os próximos anos temos um leque de atividades para executarmos com a difusão do conhecimento. É importante despertar em nossos jovens a vocação para a Química, para as pesquisas, como fazemos nas Olimpíadas de Química”, declarou a conselheira federal Silvana Calado.

Na área financeira, o CFQ fechou um acordo com a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, que irá proporcionar uma economia de R$ 2,5 milhões ao Sistema CFQ/CRQ na emissão e liquidação de boletos para pagamento das anuidades dos profissionais e empresas registrados nos seus respectivos Conselhos Regionais de Química.

“Para nós, da Caixa, é uma satisfação participar deste evento de encerramento. Nós temos uma parceria de longa data com o CFQ, cujos colaboradores são os nossos clientes mais representativos em nível nacional. Com a nova gestão do conselho, pudemos ampliar ainda mais a parceria, levando as soluções da Caixa para todo o Sistema”, declarou o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Guilherme Bauer.

Espaço Q

A implantação de uma nova estratégia de comunicação social no CFQ foi outro diferencial em 2019. O Dia Nacional do Químico foi a ocasião escolhida para inaugurar esse novo momento com a instalação do “Espaço Q”, cubo de LED montado na Avenida Paulista, em São Paulo. Mais de 21 mil visitantes estiveram no espaço, que também contou com atividades para 27 escolas públicas. A atividade chamou a atenção da mídia, com direito a reportagens nos principais telejornais, portais de notícias e veículos do país.

“Posso afirmar que fechamos este ano com louvor. Fizemos um trabalho intenso de reconstrução do Sistema com resultados consistentes e reconhecidos por todos. Já estamos com o planejamento 2020 pronto, que será levado para apreciação dos conselheiros em plenário, com a proposta de aproximar ainda mais nossos Regionais, investindo na capacitação dos profissionais”, resumiu o 1º vice-presidente do CFQ, Fuad Haddad.

Com tantos progressos, os reconhecimentos seriam inevitáveis. O CFQ foi um dos premiados no Prêmio Colunistas 2019 – um dos mais importantes da Comunicação Social no Brasil. O conselho conquistou o ouro nas categorias Case Institucional e Ação Institucional com o “Espaço Q”.

“Gostaria de agradecer o apoio recebido de todos, em especial dos conselheiros federais. Sem o apoio da diretoria e do plenário, não seria possível avançar tanto. O respaldo de todos vocês me fazem ter a certeza de que o caminho que trilhamos é o do sucesso”, finalizou Oliveira Filho.

VEJA AS FOTOS DA SOLENIDADE EM NOSSO FLICKR:

_ALT0119