Notícias

Transformação Digital: CFQ adota ferramenta para modernizar relação com colaboradores

Em busca de maior eficiência e produtividade entre seus colaboradores, o Conselho Federal de Química (CFQ) apresentou na sexta-feira (30/07) um sistema digital de recursos humanos que está sendo adotado internamente.

De acordo com o gerente de Gestão Estratégica de Pessoas do CFQ, Bruno Goytisolo, a proposta do Painel de Gestão é promover a “Transformação Digital”, acima de tudo agilizando fluxos e ampliando o grau de independência de colaboradores e gestores.

“O que fazemos é sempre buscar soluções para que as vantagens da digitalização cheguem ‘na ponta’ e ofereçam benefício a todos, de uma maneira automatizada, segura e transparente”, afirmou Goytisolo.

O novo sistema foi apresentado por Rosana Galiotto, analista de serviços de implantação da Senior Sistemas, empresa responsável pela elaboração da ferramenta. Em um encontro virtual, ela explicou aos colaboradores as vantagens da nova estrutura.

“Manusear a ferramenta é bastante simples e potencializa a ação dos colaboradores”, resumiu Rosana.

O Sistema de RH digital do CFQ pode ser operado de maneira intuitiva. Através de um login e senha associado a cada colaborador é possível obter acesso a todas informações úteis em um mesmo local. Para quem atua na Gestão de Pessoas, o trabalho também será facilitado. As atualizações cadastrais, por exemplo, ocorrem em tempo real. Fica facilitada a organização do calendário de férias das equipes, o incentivo à prática de feedbacks e ampliadas as possibilidades de integração entre o pessoal.

Os colaboradores, por sua vez, contarão a partir de agora com atendimento em recursos humanos 24h, sete dias por semana. Logados à ferramenta, eles poderão consultar contracheques, informações básicas sobre seu contrato de trabalho, evolução salarial, solicitar férias, ter acesso a dados como aniversário de empresa, de colegas de equipe, além de observar o programa de gestão de desempenho e as possibilidades oferecidas de treinamento e desenvolvimento, entre outras possibilidades.

Goytisolo exemplifica as vantagens obtidas para todos na marcação de férias. Antes, o colaborador precisaria procurar o setor no horário de expediente ou encaminhar um e-mail solicitando a marcação. Depois, a equipe de Gestão Estratégica de Pessoas precisaria verificar se o período apontado pelo colaborador pode ser concedido face às limitações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

“Agora, o colaborador pode fazer a inclusão de suas férias dentro da ferramenta, sabendo em tempo real se a marcação é possível e podendo adequar o período, diante das possibilidades”, destaca.

Gestão de Pessoas detalha retomada das atividades presenciais

Na reunião virtual, Goytisolo trouxe aos colaboradores também o planejamento do CFQ para a retomada das atividades presenciais cujas regras constam da Portaria nº 80/2021, assinada pelo presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho.

O gerente-executivo do CFQ, Renato Melo, tranquilizou o público interno:

“Estaremos fazendo a retomada do trabalho presencial com toda segurança, de acordo com o que determina a Ciência e as autoridades sanitárias”.

A retomada ocorrerá de maneira combinada com a vacinação, paralelamente ao avanço do calendário no Distrito Federal. Apenas após a imunização total (duas doses, ou dose única, de acordo com indicação do fabricante da vacina), o reingresso pleno ao sistema presencial acontece, conservadas as medidas de mitigação de contaminação – higienização de ambientes, distanciamento social e a observação de reserva aos colaboradores com comorbidades ou pertencentes a grupos de risco.