Notícias

Técnica em Química representará o Brasil na maior competição de educação do mundo

Concentrada. É assim que a técnica em Química Daniela dos Santos Carneiro define seu estado de espírito a poucos dias de embarcar para Kazan, na Rússia, onde representará o Brasil na 45ª Competição Worldskills. A categoria Tecnologia de Laboratório Químico foi incluída pela primeira vez na disputa na edição de 2019, que acontece entre os dias 22 e 27 de agosto.

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills reúne os melhores alunos de mais de 63 países, que disputam medalhas em 56 categorias correspondentes às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços, como automação industrial, eletrônica, eletricidade, cozinha e confeitaria, entre outras. Durante as provas, os alunos precisam demonstrar habilidades técnicas individuais e coletivas nas suas áreas. “Vou muito tranquila de que estou bem preparada, fiquei mais de seis meses num treinamento intensivo para a competição. Foi um período de muita pesquisa e ótimos profissionais estão comigo nessa jornada”, conta Daniela.

As provas da competição são baseadas em normas técnicas e boas práticas da profissão.

“As provas são surpresa, todos terão que executar as mesmas tarefas, e a avaliação é muito criteriosa”, explica a técnica.

Natural de Conceição do Coité, no interior da Bahia, ela quer elevar a Química a outro patamar: “as pessoas estão se interessando mais pelo assunto, elas ainda se assustam muito com a ideia do que é a Química. Eu mesma ouvi muito que é uma profissão muito difícil porque as pessoas ainda relacionam muito a Química aos livros, fórmulas, matemática, e ela é muito mais do que isso, muito mais do que os laboratórios. O próximo passo é mostrar para essas pessoas o que realmente fazemos, que estamos presentes em tudo”, finaliza.

Boa sorte, Daniela!

 

Confira nossas redes sociais:

www.facebook.com/CFQuimica

www.instagram.com/cfquimica

www.twitter.com/cfquimica

www.soundcloud.com/cfquimica

www.flickr.com/photos/cfquimicabr

www.youtube.com/conselhofederaldequimica