Notícias

Sustentabilidade e foco em soluções de baixo impacto: Química Verde presente no Espaço Q

Vidros pequenos de glitter orgânico, pratos e copos descartáveis estão em exposição na entrada do Espaço Q, instalado na Avenida Paulista pelo Sistema CFQ/CRQ. São objetos que mostram a importância da Química Verde, uma das áreas em destaque no gigantesco cubo de LED construído como parte das comemorações relativas ao Dia Nacional do Químico, ocorrido no dia 18 de junho.

O tema vem sendo abordado como prioridade pelo Sistema. Inclusive, faz parte das estratégias na busca da missão de “promover a atividade plena da Química, com vistas a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país”. Esse ramo de estudos é responsável pela busca de processos e produtos sustentáveis que gerem menos danos ao meio ambiente e ao ser humano a partir do uso de tecnologias químicas.

Destaque brasileiro

O conceito de Química Verde nasceu nos Estados Unidos por meio da Agência de Proteção Ambiental (EPA), com a colaboração da Sociedade Americana de Química (ACS) e o Green Chemistry Institute. A atuação do profissional de Química nesse segmento pode abranger toda a cadeia produtiva: gestão, operação dos processos de desenvolvimento de produtos e até compras.

No Brasil, o conceito já tem espaço garantido e ganha corpo, a cada dia, com o aumento de pesquisas e de espaço nas discussões universitárias, além de ser uma demanda prioritária da sociedade e das indústrias. O país se destaca na produção de biocombustíveis e no uso integral de biomassas, por exemplo.

O Espaço Q é um módulo interativo e está montado na em frente ao Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista. Ele está aberto até o dia 30 de junho, das 10h às 22h. A entrada é franca e o acesso limitado à capacidade do local.