Notícias

Sistema CFQ/CRQ é um dos espaços mais procurados por estudantes na reunião da SBQ

Em uma ação integrada do Sistema CFQ/CRQ, o Conselho Regional de Química da 13ª Região (CRQ XIII), cuja área de atuação é Santa Catarina, constitui-se até o momento em um dos principais expositores da 42ª Reunião Anual da SBQ, em Joinville (SC).

Com um amplo espaço montado na feira, seu objetivo é aproximar o Conselho dos estudantes de Química, esclarecendo suas dúvidas sobre a profissão e passando informações que facilitem a entrada no mercado de trabalho. Para o engenheiro químico e presidente do CRQ XIII, Nivaldo Cabral Kuhnen, o momento é de tornar pública a atuação do Conselho.

Para ilustrar a presença na SBQ, o sistema CFQ/CRQ produziu uma ação interativa e educacional na feira. Um grande locker para guardar pertences em forma de Tabela Periódica foi montado no centro do evento e vem chamando a atenção dos visitantes. A escolha do tema não foi à toa. Este ano completam-se 150 anos da tabela.

“O grande destaque da tabela é sua permanente evolução na descoberta de novos elementos. Quando ela foi desenhada, ela tinha em torno de 40, 50 elementos. Hoje são 119”, pontua o professor.

E sua importância é universal.

“Toda a composição do universo é formada por estes elementos. Tudo é constituído de átomos, desde nosso organismo a uma peça de mobiliário. Apenas com o conhecimento da Tabela Periódica é que pudemos avançar nas descobertas científicas”, explica o professor. Para ele, a Química é a ciência que impulsiona o desenvolvimento humano, por meio da fabricação de medicamentos, alimentos e processos de manipulação sustentáveis.

Nivaldo também ressaltou o papel fiscalizador do sistema CFQ/CRQ.

“Nossa ação se baseia na fiscalização dos profissionais de Química e das indústrias do setor, no sentido de não permitir que elas fabriquem produtos fora de especificação, ou não poluam o meio ambiente. Também prezamos a ética na profissão”, declarou.

O sistema registra todos os profissionais ligados à Química, como os engenheiros químicos, têxteis, de petróleo, de materiais, de alimentos, os químicos industriais e técnicos químicos.