Notícias

Sistema CFQ/CRQ celebra parceria com a SBQ na 42a Reunião Anual de Química em Joinville

Unir o ambiente acadêmico e o setor produtivo em prol da Química como agente indutor do crescimento brasileiro. Este é o principal objetivo da 42a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), que acontece até o dia 30 de maio na Expoville, em Joinville (SC). Além de celebrar os 150 anos da Tabela Periódica, o maior documento compilado pela humanidade sobre o tema, esta edição quer aproximar os profissionais e estudantes das pesquisas aplicadas e da indústria. A abertura do evento contou com a apresentação do balé Bolshoi, de Joinville.

“Nosso objetivo central é divulgar a importância da Química e a real necessidade de investimentos em capital humano para desenvolvê-la”, explica o presidente da SBQ, Norberto Lopes. Ele também ressalta o atual momento como urgente para comunicar a missão da Química na sociedade. “Há um tempo estamos notando um movimento que visa diminuir a Química e a academia associando-a ao grande mal da humanidade, a responsável pelas nossas desgraças. É exatamente o oposto. Não existe nada sem a Química”, acrescenta.

Entre os exemplos da presença da Química em nossas vidas, Norberto cita os controles de qualidade dos alimentos, os medicamentos que tomamos e as tintas que pintam as paredes. “São vários os exemplos. E é dever dos conselhos e das entidades ligadas ao setor levar adiante essas informações. Pretendemos, neste evento, contribuir nessa divulgação e debate”, declarou Norberto.

O presidente também comemora a parceria com o Conselho Federal de Química (sistema CFQ/CRQ) na produção da 42a reunião. “Quando sentamos para falar sobre o evento, chegamos à conclusão de que o foco deveria ser a formação dos nossos profissionais e estudantes. E eu ouvi uma definição muito boa dos nossos conselheiros: precisamos formar melhor para diminuir as ocorrências nas fiscalizações. Nossa parceria nasce em uma proposta educativa”, acrescentou.

A opinião é compartilhada pelo presidente do Conselho Regional de Química da 13ª Região (CRQ XIII), em Santa Catarina, Nivaldo Cabral Kuhnen. “Nosso espaço neste evento é determinante para mostrar à comunidade estudantil a atuação do Conselho e sua preparação para o mercado de trabalho”, declarou. Além do estande do CFQ/CRQ, também foi montado um grande locker em formato da tabela periódica para que os visitantes possam guardar seus pertences. Cada repositório corresponde a um elemento químico da tabela. “Tudo em nosso universo é constituído por algum daqueles elementos”, declarou.

Nivaldo também lembra que Química é vida. O conhecimento adequado dos elementos para a produção de medicamentos e tantos outros produtos é fundamental para a manutenção da espécie humana. Como novos ramos desta ciência, ele cita a nanotecnologia e a Química Verde, esta responsável por uma manipulação mais limpa e sustentável dos produtos. “A Química não é uma vilã. Ao contrário, ela traz as soluções para a humanidade. E só ela tem condições, por exemplo, de resolver as questões ambientais”, definiu.

 

Serviço:

CFQ na 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

Quando: até 30 de maio

Onde: Centro de convenções Expoville, na cidade de Joinville-SC