Notícias

Seminário Técnico da Controladoria instrui Sistema CFQ/CRQs sobre prestação de contas

Na última sexta-feira (19/2), o controller do Conselho Federal de Química (CFQ), Leonardo Nunes Ferreira, promoveu o “Seminário Técnico Prestações de Contas 2020” em que levou a integrantes do Sistema CFQ/CRQs informações sobre o conjunto de orientações para a Prestação de Contas Anuais dos Conselhos de Fiscalização Profissional no exercício 2020, expedido pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O evento foi realizado virtualmente e reuniu 71 pessoas, provenientes de vários dos 21 Conselhos Regionais de Química e do próprio CFQ. Segundo Nunes Ferreira, a proposta foi “orientar a prestação de contas de Conselhos de fiscalização para o exercício de 2020, além de apresentar um resumo, dirigido aos conselhos, das orientações publicadas pelo TCU no guia geral de elaboração do Relatório de Gestão”.

Além disso, afirma o controller, a dinâmica envolveu a discussão dos fundamentos teóricos do novo marco regulatório de prestação de contas, alinhado com as melhores práticas observadas nos demais Conselhos de Fiscalização Profissional.

Nunes Ferreira destaca ainda que “o ponto mais singular do evento foi o debate e a troca de experiências relacionadas à mensuração e apresentação dos resultados finalísticos, em especial àquele relacionado à atividade de fiscalização”.

Evento foi bem avaliado pelos participantes

Para a audiência, as informações trazidas foram extremamente importantes para nortear a prestação de contas, um momento que sempre exige atenção do corpo técnico especialmente nos Conselhos Regionais. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Química da 3ª Região (CRQ III), Rafael Almada, há um conjunto de especificidades que só um evento inteiramente dedicado ao tema é capaz de sanar.

“O Conselho Federal de Química foi assertivo ao pensar e planejar o  Seminário Técnico de Orientações para elaborar a Prestação de Contas do Exercício de 2020 do Sistema CFQ/CRQs. A metodologia utilizada na capacitação conseguiu alcançar as especificidades e orientar os Conselhos Regionais de Química a desenvolverem a prestação de contas, de forma a atender na íntegra as instruções normativas que estabelecem normas para a organização e a apresentação”, comentou o presidente do CRQ fluminense.

O grau de contentamento dos participantes ficou evidente com a repercussão. A avaliação dos participantes, segundo o controller do CFQ, foi um dos pontos altos do evento: 94,9% dos participantes a avaliar deram nota 10 à atividade.