Notícias

Semana do Aprendizado: as oportunidades oferecidas pelo TikTok e o pioneirismo do CFQ no uso da rede social     

Comunicação e planejamento foram pauta no primeiro dia de cursos

Dentro da programação da Semana do Aprendizado 2020 do Sistema CFQ/CRQs, foi a vez de falar da experiência do Conselho Federal de Química (CFQ) com a plataforma online TikTok na tarde desta segunda-feira (14). Este ano, por força da pandemia do novo coronavírus, todos os eventos estão sendo promovidos de maneira virtual.

O treinamento foi conduzido pela chefe da Assessoria de Comunicação do CFQ, Jordana Saldanha, que recepcionou Ronaldo Marques, gerente de conteúdo do TikTok Brasil. Ao longo de uma hora e meia, para um público de 81 pessoas, Marques fez uma apresentação das possibilidades oferecidas pelo TikTok como ferramenta de aproximação entre o Sistema CFQ/CRQs e os profissionais de Química.

Marques definiu o TikTok como uma rede social voltada para vídeos, com características especiais.

“O TikTok é um looping infinito de vídeos curtos, divertidos e também educativos. Eles têm duração de 15 segundos até no máximo 1 minuto”, afirma.

O gerente explicou que um dos principais motes do TikTok é a busca incessante pela viralização e o direcionamento do conteúdo. De acordo com Marques, uma das características da ferramenta é o grau de interesse dos usuários pela mensagem publicada.

“No TikTok, não conta tanto o fato de a sua conta ser nova, ou não ter muitos seguidores. Se o conteúdo desperta o interesse e é consumido pelos usuários, ele vai performar muito bem”, explica.

Marques lembrou que, entre os órgãos públicos brasileiros, o CFQ ocupa uma posição de pioneirismo na plataforma: recentemente, foi a primeira das autarquias e órgãos públicos federais a ingressar na plataforma – já com bons resultados.

“O CFQ produziu um vídeo e que chegou a 60 mil views. O CFQ não foi apenas o primeiro, já foi de cara um case de sucesso”, afirmou.

Jordana destacou que o CFQ obteve resultado expressivo porque soube entender a natureza da plataforma e identificar o caminho para adequar a sua mensagem àquilo que a rede busca.

“Existe uma máxima da comunicação que diz que a gente precisa impactar nosso cliente/público-alvo em diversas etapas da jornada, por isso é importante diversificar as plataformas”, explicou a chefa da Assessoria de Comunicação, que completou:

“Há um caminho longo para ser visto. O CFQ constatou isso na prática. Entramos sem seguidores e o conteúdo teve alcance muito grande. O Quiz da Química gerou rapidamente 28 mil visualizações. Mais de 400 pessoas fizeram o desafio.”

Encontro virtual discute planejamento e gestão estratégica

Na tarde do primeiro dia da Semana do Aprendizado, 65 participantes aprenderam mais sobre o planejamento e gestão estratégica com o chefe da Controladoria do CFQ, Leonardo Nunes Ferreira. No “Encontro de Gestores – Planejamento e Gestão Estratégica 1”, os princípios e diretrizes para a criação de um planejamento foram abordados.

Ferreira destacou que o planejamento deve ser visto como uma oportunidade para construir, rever ou desenvolver uma nova forma de enxergar a organização e que é sempre fundamental rever e questionar o plano inicial. “O planejamento estratégico deve ser pensado a longo prazo, nada de imediatismo. Cada instituição tem a sua realidade, de pensar e agir estrategicamente. É como uma bússola que te ajuda a saber para onde se quer seguir”.

Um ponto bastante comentado do painel foi o investimento em recursos humanos que todo planejamento deve ter para obter êxito. “Se não tivermos pessoas motivadas, engajadas, o planejamento não vai atingir o objetivo”.  Segundo Ferreira, as pessoas precisam saber o que se espera delas e como podem contribuir para o processo. “A gestão estratégica de pessoas envolve avaliação de desempenho, metas pessoais, ouvir os colaboradores que lidam diretamente com a execução todos os dias. Mas também depende de esforço contínuo dos líderes. A liderança em todos os níveis é fundamental”, pontuou.

Sobre a mudança de rumos que o planejamento exige para que se atinja novos objetivos, o Conselheiro Federal Wagner Contrera afirmou, durante o encontro, que a mudança de postura do Sistema CFQ/CRQs tornou possível alcançar novos públicos e objetivos.

“Vimos que precisávamos pensar em trabalhar para outros públicos também. Isso ensejou oportunidades e parcerias que não tínhamos antes. Hoje temos mais espaço com outras instituições, na mídia e, consequentemente, com os cidadãos”, afirmou.

A Semana do Aprendizado é voltada para os profissionais e membros do Sistema CFQ/CRQs, e prossegue com atividades até a sexta-feira (18).