Notícias

Semana do Aprendizado 2021: Profissionais do Sistema CFQ/CRQs debatem novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação

O novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) para o triênio 2022-2024 foi um dos temas desta segunda-feira (27), à tarde, durante a Semana do Aprendizado. O gerente de Tecnologia da Informação do Conselho Federal de Química (CFQ), Cristiano Ferreira, foi quem proferiu a palestra para os participantes do Sistema CFQ/CRQs. 

Ferreira fez uma retrospectiva do último Plano Diretor, elaborado para o período entre 2019 e 2021. “Tudo começou em 2018. Foi o nosso primeiro contato com os Conselhos Regionais, quando se realizou um raio X do Sistema, com o levantamento de necessidades e inventários”, disse o gerente. 

De acordo com o profissional, o resultado foi um documento para todo o Sistema CFQ/CRQs. “Inserimos todas as demandas priorizadas e classificadas como nacionais ou locais pelos participantes do seminário realizado em 2018 “, comentou. 

Cristiano Ferreira apontou alguns avanços, como: criação do pool de serviços; formação do comitê de governança do pool de serviços; contratação de solução de backoffice; adequação com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); entre outros. 

No entanto, segundo ele, restam pontos que podem ser trabalhados no próximo Plano Diretor, começando por infraestrutura compartilhada em nuvem, além do planejamento de equipes de TI.

Para o novo ciclo, o profissional destacou a necessidade de conformidade com os Guias de Governança de TIC e de PDTIC, ambas elaboradas pelo SISP (Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação), bem como  alinhamento com a Estratégia de Governo Digital (EGD). “A governança de TIC está relacionada ao alinhamento das decisões sobre TIC com a estratégia da organização, garantindo que os investimentos tenham bom retorno, com segurança e convergência de padrões tecnológicos”, enfatizou.  

Outro ponto reforçado por Ferreira é a importância de garantir que os projetos e atividades estejam alinhadas à Estratégia de Governo Digital. “Faz parte deste estudo entender a Estratégia de Governo Digital e garantir que as iniciativas do Plano Diretor estejam em conformidade”, completou.

O gerente também explicou que os resultados do Plano anterior serão analisados, e que para o planejamento do próximo será preciso atualizar os critérios, priorizar necessidades e definir metas e ações, além de etapas de acompanhamento do Plano. 

Para apoiar a execução desses trabalhos foi proposta a formação de um grupo de estudo. “Precisamos, no CFQ, elaborar a Governança de TIC e o PDTIC. Então, propomos a formação de um grupo de estudo para compartilhamento de conhecimentos, possibilitando ao corpo técnico dos CRQs realizarem os seus Planos de acordo com a sua realidade”, ressaltou Cristiano Ferreira. 

Semana do Aprendizado

O CFQ promove, entre os dias 27 de setembro a 1º de outubro, a Semana do Aprendizado 2021. Neste ano, os temas em destaque serão: Gestão da Mudança; Comunicação Interna; Pool de Serviços; Plano Diretor da Tecnologia da Informação e Comunicações (PDTIC); e Gestão Ágil no Trabalho. 

A Semana contará, ainda, com a promoção do Encontro Nacional de Fiscalização, que trará um curso especial sobre Produtos Controlados. 

Investir em educação e aprimoramento profissional segue entre as metas do CFQ. Devido à pandemia provocada pela Covid-19, nesta edição a ação será on-line e contará com uma semana repleta de informações sobre ferramentas e processos inovadores que foram adotados na autarquia e que visam facilitar a vida dos servidores que atuam no Sistema CFQ/CRQs, entregando serviços de qualidade aos profissionais da Química do Brasil.