Notícias

Semana do Aprendizado 2020: um Sistema cada vez mais digital

Presidente do CFQ destacou que o momento pode ser positivo para que os Conselhos avancem nos serviços online

A segunda edição da Semana do Aprendizado do Sistema CFQ/CRQs começou na manhã da segunda-feira (14). Foram cinco dias de troca de conhecimento e participação de gestores e colaboradores de todas as regiões do Brasil. Realizada de forma remota, a Semana teve o objetivo de capacitar e promover a integração entre os profissionais dos Conselhos. Mais de 200 pessoas se inscreveram para participar das 20 atividades programadas, além da abertura e do encerramento.

O gerente executivo do Conselho Federal de Química (CFQ), Renato Melo, abriu os trabalhos, agradecendo a participação de todos e lembrando que a Semana é uma alusão à base do Mapa Estratégico do CFQ, que é o Aprendizado e Conhecimento.

A reunião de abertura contou com a presença do presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, que saudou os participantes e desejou uma ótima semana de aprendizado para todos. “Essa pandemia teve um lado positivo que foi a aceleração do uso da tecnologia e avanços nos serviços digitais. Isso, a meu ver, é uma válvula propulsora para alcançarmos o Sistema digital, um desejo, um objetivo que está no nosso Planejamento Estratégico”, ponderou. Ele acredita que este momento rico de conhecimentos fará com que “todos saiam fortalecidos e integrados”.

O presidente do Conselho Regional de Química da 9ª Região (CRQ IX), professor doutor Dilermando Brito Filho, foi convidado a falar sobre o trabalho de digitalização de processos e procedimentos no seu estado. Segundo ele, o CRQ tem diversas demandas complexas. A necessidade de melhorar processos, disse ele, levou à busca de um sistema que padronizasse e agilizasse o trabalho.

“Surgiu, ao mesmo tempo, a demanda para que esse processo fosse ampliado para todos os CRQs e para o CFQ, uma vez que a gestão preza pela sistematização online dos seus serviços”. Assim, teve origem o processo licitatório para que todos os integrantes do Sistema pudessem aderir ao programa.

Brito Filho lembrou que o processo para transformar a gestão em 100% digital teve início em fevereiro de 2019 e destacou alguns pontos interessantes sobre a ferramenta. Um deles foi a complexidade do processo de digitalização dos procedimentos e o poder de padronização dos procedimentos que esse sistema pode gerar.

Além disso, o professor destacou a economia de tempo e dinheiro que será muito benéfica para os regionais. “Isso vai agilizar os processos e as respostas aos profissionais, facilitar e dar mais transparência no processo de fiscalização, já que as empresas poderão consultar os relatórios via internet. A impressão e uso de papel vão diminuir, e o processo de emissão da carteira profissional será mais rápido. É uma evolução muito grande do Sistema CFQ/CRQs”, frisou.

Renato Melo destacou que a Semana do Aprendizado servirá para testar essa ferramenta.  “Vamos conhecer e avaliar essa tecnologia com algumas apresentações durante os treinamentos. Assim, teremos como deliberar sobre essa contratação”.

Pílulas de conhecimento

Na Semana do Aprendizado 2020, os gestores foram apresentados às diversas funcionalidades e ferramentas do sistema de gestão digital. Dessa maneira, a empresa BR Conselhos, vencedora do processo licitatório, demonstrou como cada serviço poderá ser digitalizado.

Na segunda-feira (14), com a palestra Pílula Serviços Digitais, a tecnologia do sistema de gestão foi apresentada de forma geral aos participantes. Muitos gestores de TI e também presidentes dos CRQs puderam entender e tirar dúvidas com os representantes da empresa.

O CEO da BR Conselhos, Walkirio Ricardo Costa, levantou a reflexão sobre o papel dos profissionais de TI. Ele acredita que as Tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas de gestão. “Nosso papel é melhorar a qualidade de vida das pessoas, melhorar o resultado dos trabalhos delas”.

O gestor de Tecnologia da Informação do CFQ, Cristiano Xavier Lucas Ferreira, ressaltou que cada regional poderá adaptar e usar as funcionalidades de acordo com suas necessidades.

 

A notícia foi atualizada no dia 19/09/2020.