Notícias

Reunião da SBQ reúne número recorde de profissionais e estudantes

Durante três dias, Joinville foi a capital do conhecimento em Química. A 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que aconteceu de 27 a 30 de maio, reuniu mais de 1.700 profissionais e estudantes que debateram vários temas, dissertações e as novidades sobre o estudo da ciência. “O destaque dessa edição foi que, pela primeira vez, 45% dos participantes foram pesquisadores profissionais”, declarou o presidente da SBQ, Norberto Lopes.

Para ele, esse grande número de notáveis refletiu tanto na discussão acadêmica, como no setor empresarial. “Eu tive vários retornos positivos das empresas que estiveram na reunião. Também foi muito bem vinda a presença de pesquisadores renomados, como o americano Joseph Kupp, cujo trabalho está à frente de qualquer conhecimento”, disse Norberto. Ao final do evento, foi deliberado pelos membros da SBQ a produção de um documento que será enviado ao Executivo e Legislativo sobre o que a sociedade espera em relação às universidades públicas e privadas.

Ao longo do evento, o estande do sistema CFQ/CRQ recebeu vários visitantes que puderam esclarecer dúvidas sobre a regulamentação da profissão do Químico e o trabalho de fiscalização de empresas realizado pelos membros do sistema. “Nossa ação se baseia na fiscalização dos profissionais de Química e das indústrias do setor, no sentido de não permitir que elas fabriquem produtos fora de especificação, ou não poluam o meio ambiente. Também prezamos a ética na profissão”, declarou o presidente do CRQ-XII (SC), Nivaldo Cabral Kuhnen.

Para celebrar os 150 anos da Tabela Periódica, o CFQ/CRQ instalou um grande locker na forma da tabela. A instalação despertou a atenção dos visitantes que tiraram muitas fotos. Uma sessão temática especial sobre o tema foi coordenada pela professora do Instituto de Química da UFRJ e membro do Conselho Consultivo da SBQ, Claudia Rezende. O debate trouxe questões relacionadas a elementos raros e aspectos educacionais.