Notícias

Retrospectiva do CFQ

A Química e sua importância em diversos setores
Em novembro, o conteúdo do CFQ foi bastante diverso. Não sem motivo, a Química está em tudo e, por isso, é possível falar sobre essa Ciência em diversas áreas.

No texto “Por que o meio ambiente precisa dos Químicos”, o professor do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB) Fernando Fabriz Sodré falou sobre sua pesquisa a partir do monitoramento de estações de tratamento do Distrito Federal. Ele tenta entender a disseminação da Covid-19 e já demostrou a presença de partículas do vírus em dejetos humanos três dias após a infecção.

Ainda sobre a Covid-19, o CFQ trabalhou em diversas frentes e falou muito sobre as formas de prevenção consideradas seguras à saúde. Túneis de desinfecção foram tema de diversas ações, tanto de articulação com outras instituições, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla), quanto de matérias e postagens nas redes sociais. Outras formas de prevenção também foram abordadas do ponto de vista científico, tecidos antivirais, álcool 70% aditivado e gás ozônio foram explicados por especialistas do Sistema CFQ/CRQs e de universidades brasileiras.

Por que o meio ambiente precisa dos Químicos

Gás ozônio: Anvisa afirma que não há evidências sobre eficácia contra o novo coronavírus

Pesquisadores da UFGD, em parceria com CDMF/UFSCar, desenvolveram aditivo para álcool 70% eficaz na higienização das máscaras