Notícias

Retrospectiva do CFQ

 
Veto ao PL 365/2020

No dia 10 de setembro, o Diário Oficial da Cidade de São Paulo trazia o veto total do prefeito Bruno Covas ao Projeto de Lei nº 365/2020, que previa como obrigatória “a instalação de equipamentos de sanitização em locais públicos e/ou privados como Parques, Shopping Centers, Hipermercados, Estações de Transporte Coletivo e locais com grande circulação de pessoas”.

O veto foi fruto da articulação de diversas instituições. O Sistema CFQ/CRQs atuou fortemente desde que o PL foi apresentado à Câmara de Vereadores. O Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV) defendeu o veto com base no fato de não haver comprovação científica sobre o uso de produtos que contenham o princípio ativo polihexanida no combate ao SARS-CoV-2 (Covid-19). O presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, enviou ofício ao prefeito sugerindo o veto.

O posicionamento do Sistema CFQ/CRQs foi levado em consideração e citado na justificativa do veto ao projeto.

Prefeito de São Paulo veta instalação obrigatória de cabines de desinfecção na cidade

Entrevistas com representantes do Sistema CFQ/CRQs

A série de entrevistas com o presidente do Conselho Federal de Química (CFQ) e dos Conselhos Regionais de Química (CRQs), parte das comemorações pelo Dia Nacional do Químico, encerrou-se em setembro. Ao longo de dois meses, foram publicadas no site do CFQ (cfq.org.br) e nas redes sociais do Conselho 21 entrevistas exclusivas.

O propósito da série foi apresentar à sociedade e aos químicos quem são seus representantes e o que representam os conselhos profissionais espalhados por todo o país, bem como características ilustrativas da Química em cada estado e região do Brasil.

Série 21 entrevistas