Notícias

RETROSPECTIVA 2019: Momento Q em várias regiões do país

O Sistema CFQ/CRQ celebrou o Dia Nacional do Químico promovendo eventos em diversas regiões do Brasil. A retrospectiva lembra duas ações, quando tivemos o Momento Q em Vitória (ES) e São Paulo (SP) debatendo o papel da Química na Indústria 4.0.

Na capital do Espírito Santo, o Momento Q reuniu profissionais no auditório de Ciências Exatas da UFES. Entre eles, o engenheiro químico e mestre em processos petroquímicos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Claudio Luís Muller. Ele apresentou casos reais aplicados à Indústria Química e tendências que podem ser exploradas. “Se empresas que investem em tecnologia de gestão de dados tem lucratividade superior às suas concorrentes, quais são os motivos que seguram empresas brasileiras a realmente entrarem na onda da indústria 4.0? Quais seriam os principais benefícios e desafios para os profissionais das áreas de processo para realmente embarcarem na chamada quarta onda, a revolução dos dados?”, questionou o professor.

Já em São Paulo, outra edição do Momento Q recebeu outra apresentação do professor sobre Indústria 4.0. A ação ocorreu em meio à cerimônia de entrega do tradicional Prêmio CRQ-IV, a distinção distribuída pelo Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV) aos alunos que se destacaram na criação de projetos voltados à Química nas redes escolar e universitária, e contou com a presença de autoridades como o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Fernando Figueiredo, o presidente da Frente Parlamentar da Química, deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP), e o presidente do CRQ IV, Hans Viertler.

“É sempre importante estabelecer essa conexão entre o Sistema CFQ/CRQ e os estudantes, essa é uma atividade que o CRQ IV realiza com maestria. É importante participar dessa solenidade e ainda agregar brilho a ela, trazendo o Momento Q”, afirmou Oliveira Filho.