Notícias

RETROSPECTIVA 2019: Encontro de Químicos da Amazônia

O encontro debateu a Química como um dos eixos centrais para o desenvolvimento da Região Norte

A presença do Conselho Federal de Química no 16º Encontro de Profissionais de Química da Amazônia (EPQA) é o destaque na Retrospectiva 2019. O evento, que ocorreu em Belém (PA), em setembro, teve como tema “50 Anos do Conselho Regional de Química VI Região na Amazônia” e reuniu estudantes e profissionais do segmento para debater a Química como um dos eixos centrais para o desenvolvimento da Região Norte.

Presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho lembrou a ligação que possui com a capital paraense. “Muitos aqui provavelmente não sabem, mas foi em Belém, na Universidade Federal do Pará, que colei grau em Química. Era março de 1974. Minha história pessoal e esta cidade se confundem. Mas o curioso é que, por essas circunstâncias da vida que às vezes nem tem explicação, não voltei a Belém desde então, desde 1974”, lembrou.

À época presente em toda a mídia mundial, a Amazônia foi ressaltada por José de Ribamar. “A Amazônia é objeto de interesse mundial. Nas últimas semanas vimos a preocupação com a região motivar manifestações de líderes de potências globais. A atenção do mundo em relação à Amazônia é compreensível, dada a sua importância para o equilíbrio climático e ambiental do planeta. Felizmente, porém, a Amazônia conta com brasileiros conscientes da riqueza contida nas matas, nas águas e na diversidade humana dos povos da floresta”, destacou o presidente do CFQ.

O CFQ também se fez presente em outra comemoração importante, os 30 anos do Pró-Química. O evento ocorreu em São Paulo, no final de outubro. O Pró-Química foi criado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) no fim dos anos 80 e exerce um importante papel na promoção da segurança do setor ao informar os procedimentos de transporte e manuseio de produtos químicos, além de atender emergências e incidentes envolvendo produtos perigosos, por meio de uma central 0800 que atua 24 horas.

Pedersoli, presidente do Conselho cuja área de atuação é Minas Gerais, esteve no evento ao lado de Hans Viertler, presidente do CRQ IV, responsável pelo Estado de São Paulo. “É uma grande honra representar o Sistema, em especial o CFQ, neste evento. O Pro-Química significou um avanço muito grande ao garantir um aparato de segurança, favorecendo o transporte e o manuseio de produtos importantíssimos para a sociedade”, afirmou Pedersoli.

Amazônia

Discurso do presidente: “a Amazônia é objeto de interesse mundial”

Encontro de Químicos da Amazônia: intercâmbio de ideias e conhecimentos marcam a 16ª edição


Pró-química

Sistema CFQ/CRQ se faz presente nos 30 anos do Pró-Química