Notícias

RETROSPECTIVA 2019: Cubo gigante no Dia do Químico

As comemorações do Dia do Químico ganham destaque na Retrospectiva 2019, principalmente por conta do cubo gigante instalado em plena Avenida Paulista, em São Paulo. Criado pelo Conselho Federal de Química (CFQ) para celebrar a data, o chamado Espaço Q, com seus 100 metros quadrados, ficou aberto à visitação na icônica avenida entre os dias 18 e 30 de junho.

O objetivo da instalação foi chamar a atenção do público para a importância da Química e seus profissionais, além de ressaltar o quanto a ciência influencia o dia a dia de qualquer sociedade.

“Compartilhamos do entusiasmo dos pesquisadores e demais profissionais engajados nessa fronteira científica, atenta ao mundo que deixaremos para as próximas gerações”, declarou o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho. “Ao definirmos o planejamento estratégico da nossa entidade, estabelecemos como missão do conselho promover a atividade plena da Química, com vistas a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.”

Dentro do Espaço Q diversas estações temáticas informaram e divertiram o público. Vários foram os temas abordados, como corpo humano e reações químicas; Química Verde; Indústrias da Química; profissionais da Química; e alimentos e bebidas.

O presidente do CFQ celebrou a data lembrando que também se comemorou os 63 anos de criação do Conselho Federal de Química e ressaltou que as atividades foram diferentes neste ano. “Pela primeira vez, o CFQ vem às ruas para envolver a sociedade na comemoração do Dia Nacional do Químico.  Decidimos levar conhecimento onde o povo está. Criamos o Espaço Q — um ambiente de aprendizagem em forma de cubo. E é muito significativo que o Espaço Q esteja aqui, na Avenida Paulista. A avenida que melhor representa as faces mais dinâmicas e inovadoras da economia brasileira. O estado de São Paulo, por sua vez, é o principal centro industrial do país, reunindo a maior concentração de profissionais ligados à Química”, pontuou Oliveira Filho.

Em relação aos 63 anos do Conselho, José de Ribamar fez questão de lembrar que todo o trabalho é um legado para o país. “O Sistema CFQ/CRQ é um patrimônio do povo brasileiro. O sucesso da nossa atuação é essencial para que a sociedade e a economia do país contem com produtos seguros, confiáveis e de boa qualidade. Queremos, porém, buscar novas conquistas. Estamos decididos a expandir a nossa participação no fortalecimento das profissões e das atividades ligadas à Química. Fazemos isso ao nos aproximarmos dos conselhos regionais, oferecendo-lhes mais suporte para as suas atividades. E fazemos isso também ao valorizarmos o trabalho dos químicos que ajudam na construção de um mundo melhor”, ressaltou.

Confira as fotos do Espaço Q:

cubo_cfq_18jun19_foto_rodrigo_de_oliveira-14