Notícias

RETROSPECTIVA 2019: CFQ participa da Ecomondo

No segundo capítulo da Retrospectiva 2019 do Conselho Federal de Química (CFQ) relembramos a atuação do conselho na Ecomondo, a mais importante feira de economia verde da Europa e que deu origem à Ecomondo Brasil, evento na capital paulista sobre Soluções Tecnológicas para Gestão da Sustentabilidade.

O Sistema CFQ/CRQ recebeu a missão de promover o reconhecimento da Química como impulsionadora do desenvolvimento sustentável no país e tirar dúvidas do público sobre Química e Sustentabilidade. Muitos dos presentes se surpreenderam e tiveram a oportunidade de conhecer melhor o papel do setor químico na área ambiental.

O estande do CFQ, em parceria com o Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV – São Paulo) ainda promoveu debates com profissionais da Química e membros da Comissão Técnica de Meio Ambiente do Conselho. Os assuntos tratados foram “Legislação Ambiental”, “Gerenciamento de Resíduos”, “Gestão e Licenciamento Ambiental”, “Remediação do Solo”, “Sustentabilidade”, “Resíduos de Laboratório” e “Tratamento e Reuso da Água”.

Segundo o conselheiro federal Wagner Contrera Lopes, o profissional de Química tem atuação importantíssima no desenvolvimento de novos produtos com menor impacto ambiental. “A Química é a principal ciência no estudo da transformação das matérias e hoje as empresas estão muito preocupadas em ter produtos que gerem menos impacto a partir de processos sustentáveis”, declarou.