Notícias

Região Norte também participa da campanha Química Solidária

Conselho Regional de Química da 6ª Região (PA e AP) comemora resultados da campanha que já doou mil litros de álcool a hospitais e unidades de saúde

A campanha Química Solidária, do Sistema CFQ/CRQs, continua a todo vapor. O Conselho Regional de Química da 6ª Região (CRQ VI), com sede em Belém e que representa os estados do Pará e Amapá, também comemora os resultados das ações. O álcool glicerinado 80% produzido para doação é fruto de uma parceria entre o Instituto Federal do Pará (IFPA) – campus Bragança, prefeitura de Bragança e o CRQ VI.

Já foram distribuídos 1 mil litros de álcool a hospitais, unidades de saúde e órgãos públicos da cidade de Bragança, distante 200 quilômetros da capital Belém. Entre as unidades que receberam, estão o Hospital Santo Antônio Maria Zacarias e o Hospital Geral de Bragança.

Em março, o CRQ VI começou o contato com as empresas, os profissionais da área da Química e as instituições de ensino para viabilizar a parceria para a produção de álcool em gel para doação. Em abril, foi fechada a parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). Já com a produção em curso, a presidente do CRQ VI, Cristiane Maria Leal Costa, reflete que a iniciativa veio em um momento crucial, já que o número alto de casos confirmados na região Norte requer muito cuidado e ação.

“Nossa intenção é atender às unidades de saúde e os profissionais da área que estão na linha de frente, mostrando também a importância da Química para a sociedade. Além disso, o CRQ VI está sempre empenhado em ajudar e se fazer presente para os profissionais da área da Química nos estado do Pará e Amapá”.

Segundo Cristiane, a ação expressa o objetivo do sistema CFQ/CRQs. “Devemos zelar para que a atividade Química se desenvolva de forma a propiciar benefícios à sociedade. Além disso, o intuito é se fazer presente para evitar que a sociedade seja prejudicada pela fabricação de produtos e execução de serviços na área da Química por empresas não regularizadas ou pessoas não especializadas. Ou seja, sem conhecimento técnico-científicos”.

Os interessados em contribuir ou participar da ação nos estados do Pará e Amapá devem entrar em contato pelo e-mail atendiemento@crq6.org.br, site www.crq6.org.br ou pelas redes sociais (basta buscar o perfil “CRQ VI Região” no Facebook e Twitter).

A campanha Química Solidária

O objetivo da campanha Química Solidária do Sistema CFQ/CRQs é articular e divulgar em todo país iniciativas para a produção do álcool com o apoio de instituições de ensino, empresas, associações e profissionais da área da Química. Também integram o projeto ações para combater a desinformação e orientar a população, por meio de cartilhas e vídeos, mostrando, por exemplo, como utilizar a solução diluída de água sanitária para fazer a desinfecção química de objetos e superfícies nas casas. Confira aqui.

Importante destacar ainda que as atividades de produção obedecem a diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) firmados pela RDC 350/2020 e pela nota técnica que a seguiu, detalhando a autorização excepcional e temporária concedida no combate ao Covid-19.

As atividades da Química Solidária estão sendo desenvolvidas com o mínimo possível de profissionais, uma vez que a orientação das autoridades de saúde é para que as pessoas fiquem em casa para evitar a disseminação do novo coronavírus.