Notícias

Química no enfrentamento à Covid-19 é tema de painel online

Representantes do Sistema CFQ/CRQs destacaram o papel crucial dos Químicos durante a pandemia

 

A importante contribuição dos profissionais da Química na linha de frente do combate ao novo coronavírus foi o tema do segundo painel dessa terça-feira (16) do Falas da Química – O novo futuro já começou. Logo na abertura, a mediadora Profa. Dra. Tereza Neuma de Castro Dantas (CRQ XV) destacou que “a importância da Química e de seus profissionais passava, injustamente, desapercebida da opinião pública em tempos normais”. “A situação de calamidade que estamos vivendo evidenciou que se existe algo que está presente na vida de todos é a Química, seus profissionais e empresas”.

Ela citou que a busca por soluções é incansável. Desde que surgiram as primeiras notícias da pandemia, os profissionais da Química estão na linha de frente do combate à Covid-19 em atividades que vão desde a investigação sobre o vírus, terapias, até a fabricação de produtos, desenvolvimento de novas técnicas, fiscalização de empresas e controle de qualidade. “Tivemos o apoio da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], das universidades, de empresas produtoras de insumos e produtos finais”, lembrou a professora ao citar as ações nacionais da campanha Química Solidária, do Sistema CFQ/CRQs.

O conselheiro federal, representante do CRQ II, Rodrigo Alan de Moura Rodrigues, trouxe o número de infectados pela Covid-19 para iniciar o debate sobre como lidar com a realidade de números crescentes dia após dia. “Até o momento, temos 45.241 vítimas, como lidar com esse dado alarmante sem uma vacina”? O painelista afirmou que é, “justamente aí, que entra o profissional da Química, na produção de saneantes, no desenvolvimento de novas tecnologias que possam proteger a sociedade”.

O serviço de fiscalização do Sistema CFQ/CRQs foi colocado como primordial para o sucesso das ações de combate. Segundo Rodrigues, esse trabalho garante a qualidade do produto e do serviço entregue à população. “É a atuação do sistema que dá esse aval para a sociedade”.

Em tempos de atuação tão forte dos químicos, os painelistas lembraram que, nos mais de 60 anos desde a Lei Mater da Química (lei nº 2.800/1956), alguns espaços foram se perdendo. Na saúde, por exemplo, o conselheiro federal Wagner Contrera Lopes, do CRQ IV, lembrou que o Conselho Nacional de Saúde não reconhece o profissional da Química como um profissional da Saúde. “O Químico está nos bastidores, não é protagonista, mas nesse momento nós mostramos a importância do Químico”.

Contrera citou que a atuação do profissional da Química tem se mostrado muito forte e que o Sistema CFQ/CRQs busca zelar pelo bem-estar da sociedade. Nesse sentido, outro painelista, o professor Rodrigues, lembrou a atuação dos Conselhos no combate à desinformação.“Esse é o caminho para a proteção da sociedade”.

O Prof. Dr. Lênio José Guerreiro de Faria, da UFPA/CRQ VI, destacou em sua fala que os hábitos de higiene das pessoas estão mudando e o profissional da Química, na produção de saneantes e outros produtos, é primordial nessa nova realidade. “Com hábitos melhores de higiene, não só higiene pessoal, mas também na higienização de objetos cotidianos (celulares, chaves) e ambientes, pode-se reduzir drasticamente a transmissão de patógenos. Assim pode-se reduzir a velocidade de uma pandemia que esteja em curso”, frisou.

O professor fez questão de salientar que são os profissionais de Química que podem indicar a concentração correta, o tempo de ação indicado para que a ação saneante de cada produto seja efetiva.

Outro destaque da noite foi a fala da Profa. Dra. Maria Goretti Silva, do CRQ X. Ela demonstrou pesquisas com biomoléculas promissoras no combate à Covid-19 e compostos bioativos marinhos e compostos bioativos fúngicos potenciais candidatos ao tratamento de SARS-Cov-2.

A apresentação da professora está disponível aqui 

Painel Química Forense

Nesta quarta-feira (17), a “Química Forense” é o assunto da vez no painel online que vai de 19h30 à 21h. Quem organiza são os CRQ V (RS), CRQ IX (PR), CRQ XI (MA), CRQ XII (GO/DF/TO).

Confira a programação completa