Notícias

Química capixaba: CRQ XXI reelege Alexandre Vaz Castro presidente

O presidente do Conselho Regional de Química da 21ª Região (CRQ XXI), Alexandre Vaz de Castro, foi reeleito nesta semana para mais um mandato diante da regional, responsável pela atuação do Sistema CFQ/CRQ no Estado do Espírito Santo. Apontado pelos conselheiros para um novo mandato por aclamação, Vaz Castro tomará posse em janeiro para comandar o CRQ capixaba por mais três anos, no triênio 2020-2022.

Feliz e honrado com a confiança do CRQ XXI, Vaz Castro vê grandes desafios para o próximo período. Instado a citar alguns, o presidente afirma que uma das principais tarefas é estabelecer um contato mais efetivo com os profissionais de Química capixabas.

“Temos como meta melhorar a comunicação e garantir a visibilidade das ações que tomamos diante do Conselho. Os profissionais precisam conhecer o trabalho que desempenhamos aqui”, afirmou o presidente.

Criado no começo da década, o CRQ XXI tem números que indicam o acerto na condução da área no Espírito Santo. Mesmo com um cenário econômico bastante adverso no país e no mundo, essa foi uma década de plena expansão da Química em solo capixaba. Segundo Vaz Castro, em 2011 o CRQ nasceu com cerca de 2.000 profissionais registrados e 325 empresas ativas. Passados oito anos, o CRQ XXI conta com 3.800 profissionais e mais de 700 empresas ativas em seus registros.

“O Espírito Santo tem uma forte vocação junto à Indústria Química, algumas das mais importantes do país figuram aqui no Estado”, complementa Vaz Castro.

Para o próximo mandato, o presidente reeleito quer aprofundar ações já em curso no sentido de criar postos de trabalho para os profissionais da Química. A aposta é no incentivo ao empreendedorismo, algo natural entre os químicos, com viés em áreas que têm notável sucesso no segmento  –  como a elaboração de produtos naturais, de alimentos e de cosméticos.