Notícias

Química ao encontro do povo: Momento Q lota praça em Manaus

Centenas de pessoas lotaram a Praça Heliodoro Balbi, em Manaus, nesta sexta-feira (23), para participar do último dia do Momento Q, evento realizado pelo Sistema CFQ/CRQ em celebração ao Dia do Profissional da Química. Durante três dias, os participantes puderam conhecer as atuais tecnologias e boas práticas no tratamento de água e esgoto, além de pesquisas inovadoras desenvolvidas por estudantes de Química do Estado.

O Momento Q teve início no dia 21, com a palestra do engenheiro químico e master em Gestão Estratégica e Econômica, Erik Mika, que mostrou as novas tecnologias e suas aplicações nas rotinas laboratoriais das estações de tratamento de esgoto. O assunto tem relevância no Estado do Amazonas: a capital Manaus, de acordo com Ranking do Saneamento Básico 2019 – 100 Maiores Cidades do Brasil, produzido pelo Instituto Trata Brasil e que mostra os municípios mais bem avaliados no tratamento de água e esgoto, mostra a cidade na preocupante 98ª posição.

Além da palestra, os participantes puderam observar demonstrações práticas dessas aplicações no auditório do Centro Universitário Fametro. O evento contou, ainda, com uma visita técnica na empresa Eternal, de tratamento de resíduos. O último dia de atividades reuniu dezenas de escolas e faculdades na praça para apresentar ao público os principais experimentos práticos desenvolvidos em sala de aula e que de alguma forma contribuirão para a sustentabilidade do meio ambiente.

O presidente do CRQ XIV, Gilson da Costa Mascarenhas, elogiou a iniciativa. “Temos muito a agradecer ao CFQ por ter promovido esses dias de conhecimento em Manaus. Foram três dias de intensa troca de experiências entre nossos profissionais que saíram daqui mais qualificados para desenvolver suas atividades”, declarou.