Notícias

Presidente do CFQ recebe especialista referência em Química Verde

O presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho, recebeu nesta semana, na sede do Conselho em Brasília, visita de Peter Rudolf Seidl, professor titular da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador da Escola Brasileira de Química Verde. Seidl é também especialista e referência em Química Verde e editor de uma publicação científica de grande relevância no segmento, o Caderno de Química Verde.

Na visita, Seidl apresentou ao presidente um panorama de como se desenvolve a atividade no país. Afirmou que está no horizonte a realização de um evento com pesquisadores daqui e de fora, para que se tenha a clareza do que está sendo pesquisado e desenvolvido em Química Verde no momento.

“Entendo que o desenvolvimento sustentável é o caminho para o Brasil, visto que temos a maior biodiversidade do mundo. Possuímos todas as ferramentas necessárias para ser um país na dianteira desse processo”, afirmou o presidente do CFQ. E ele prosseguiu:

“Não podemos pensar em fazer química, até do ponto de vista ético, sem pensar nas consequências para a natureza. Não podemos deixar o mundo pior para os nossos descendentes. As geleiras estão desaparecendo por conta do efeito estufa. A Química Verde tem como objetivo prevenir a poluição e evitar, ou racionalizar, o consumo de produtos não renováveis”, completou Oliveira Filho.

O presidente agradeceu a visita de Seidl e manifestou o apoio do CFQ às pesquisas e atividades relacionadas à Química Verde, convidando o especialista para eventos e fóruns de debates que deverão ser promovidos também pelo Conselho Federal ao longo do ano. Peter Seidl é graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui mestrado e doutorado em Química na Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA)