Notícias

Presidente do CFQ participa de reunião do COPRESI no Rio e destaca REIQ e ação a empreendedores

O presidente do Conselho Federal de Química, José de Ribamar Oliveira Filho, participou, na semana que passou, da abertura da primeira reunião do Colégio de Presidentes (COPRESI) em 2022. O COPRESI é o grupo que congrega os presidentes dos 21 Conselhos Regionais de Química (CRQs) e em sua primeira atividade neste ano promoveu um encontro na sede do CRQ III, na cidade do Rio de Janeiro.

Em seu discurso de abertura, Oliveira Filho lembrou que a atual gestão é entusiasta e incentivadora do COPRESI e destacou a atuação da área de Relações Institucionais e Governamentais do CFQ, envolvida, entre outras agendas, no movimento contra o fim do Regime Especial da Indústria Química (REIQ).

“O CFQ participou de reunião com a Secretaria de Governo da Presidência da República para sensibilizar o Governo Federal em recuar da ideia e estamos em diálogo aberto com o Senado”, afirmou Oliveira Filho.

O Sistema CFQ/CRQs, relatou o presidente, está envolvido também nas frentes parlamentares de Defesa da Indústria Química e em Defesa dos Conselhos Profissionais. O CFQ, mais uma vez ao lado da Abiquim, se mobilizou também no apoio do Programa Nacional Olimpíadas de Química: uma agenda foi realizada no Ministério da Ciência e Tecnologia para demover o governo federal da proposta  inicial, de não apoiar financeiramente as Olimpíadas de Química.

Em outra área, Oliveira Filho destacou as parcerias que estão por vir nos próximos meses – em especial  o lançamento da campanha para o projeto “Profissional da Química Empreendedor”.

“É uma ação conjunta envolvendo o Sistema CFQ/CRQs e o Sebrae, um projeto que prevê cursos de capacitação gratuitos via internet, voltados para dois tipos de profissionais: aqueles que querem abrir seu próprio negócio, mas não sabem como fazer e aqueles que já tem uma ideia ou produto em desenvolvimento, mas não sabem como ir adiante”, assinalou o presidente.

No final, ele destacou ainda outros projetos em andamento, como a parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (ABIPLA), uma ação que alerta a sociedade para os riscos da manipulação doméstica de produtos, e a nova secção no portal do CFQ, chamada “Química no Direito”, que se propõe a divulgar decisões judiciais relevantes para o Sistema CFQ/CRQs.

A reunião do COPRESI se estendeu ao longo de dois dias, com uma pauta bastante densa. Entre os temas em discussão, ajustes para o lançamento da nova carteira profissional expedida pelo Sistema CFQ/CRQs, além de ações atinentes à fiscalização e à padronização de atividades do cotidiano dos conselhos.