Notícias

Presidente do CFQ debate com ministra projeto de qualificação de mulheres

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, recebeu na tarde desta sexta-feira (7/6) o presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho, para pedir apoio do conselho a um projeto que se propõe a capacitar ao mercado de trabalho mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A proposta é capacitar as mulheres para que atuem, de maneira assistida, na produção de cosméticos. A dependência financeira de parte dos parceiros é considerada uma das principais razões para que as vítimas de violência e abuso não deixem suas casas e nem denunciem os abusadores. A proposta tem como objetivo, portanto, auxiliá-las na conquista da autonomia e tirá-las da condição de vulnerabilidade.

A formatação do projeto vai ser definida em breve. Um piloto da iniciativa deve ocorrer em Porto Alegre-RS nos próximos meses, segundo o presidente do Conselho Regional de Química da 5ª Região (CRQ V), Paulo Roberto Bello Falavena.

“Acreditamos que o curso tem de ser rápido, cerca de três meses“, comenta Falavena, afirmando que a expectativa é de incentivar o empreendedorismo: a cosmetologia é uma área promissora, com grande demanda de produtos e serviços.

O presidente do CFQ enfatiza a importância de direcionar as iniciativas do Sistema em projetos com maior potencial de mudança na realidade brasileira.

“É uma boa iniciativa. Vamos identificar a melhor maneira para que o Sistema CFQ/CRQ se envolva e se engaje na luta pela independência dessas mulheres, hoje desassistidas”, afirmou Oliveira Filho.