Notícias

Portal de Empreendedorismo do CFQ é tema de live do Integra Talks

O projeto Profissional da Química Empreendedor (PQE), fruto da parceria entre o Conselho Federal de Química (CFQ) e o Sebrae, foi tema, na manhã desta quarta-feira (18), do Integra Talks, live promovida  pela entidade paranaense Integra Químico e Materiais.

Para participar do Integra Talks foram convidados o conselheiro federal e químico industrial, Jonas Comin Nunes, a coordenadora do PQE e chefe da Assessoria de Comunicação do CFQ, Jordana Saldanha, e a química e empreendedora na área de cosméticos naturais, Ana Paula Gil. 

Edison Lara, do Integra Químico e Materiais, abriu o bate-papo, lembrando que o Integra Talks visa promover o debate entre  instituições de ensino, indústrias e órgãos públicos da região de Londrina, no Paraná, com o objetivo de alavancar o setor produtivo da região.

O conselheiro federal Jonas Nunes fez uma breve apresentação sobre o Sistema CFQ/CRQs e suas atribuições legais, além das áreas de atuação do profissional da Química. Ele ainda lembrou do empenho e contribuição do Sistema no combate à pandemia de Covid-19 e a desinformação.

“Tenha um perfil profissional para o mercado. Crie seu diferencial e não fique só nos conhecimentos da graduação”, respondeu Jonas às perguntas dos participantes da live.

Jonas Nunes lembrou que com a pandemia a atuação do CFQ ficou mais evidente na fiscalização contra produtos falsos ou irregulares, assim como no exercício ilegal da profissão. 

O conselheiro acrescentou que em função da necessidade do mercado, é imprescindível o conhecimento sobre gestão de negócios e o ensino contínuo.

Jordana Saldanha apresentou o PQE dizendo que a parceria é uma primeira iniciativa para que estudantes e recém-formados vislumbrem novas alternativas para a entrada no mercado de trabalho. “É um acordo de cooperação técnica com o Sebrae com duração de 30 meses. Existem muitas oportunidades de empreender, e isso não é algo ensinado: instrumentalizar profissões dentro do ambiente escolar”, afirmou a coordenadora.

A chefe da Ascom do CFQ ressaltou também o combate à desinformação, bem como parcerias com entidades do setor químico e agências de checagem de informações. Jordana ponderou que o PQE pode ser um caminho rápido para inserção do químico no mercado profissional, principalmente, enquanto o empreendedorismo ainda não integra a grade curricular de ensino. 

O depoimento da  empreendedora Ana Paula Gil deu a dimensão sobre o potencial dos jovens brasileiros quando estimulados para o mundo dos negócios. Formada em 2019, Ana Paula descobriu rapidamente seu talento para o empreendedorismo e procurou o Sebrae para auxiliar em seus projetos. Em pouco tempo já estava atuando como empreendedora na área de cosméticos naturais em Londrina. 

Ana contou que dentro da Química trabalhou em diversas áreas do agronegócio, trabalhando numa grande multinacional e fabricante de fertilizantes, passando por empresa no tratamento de efluentes. “Percebi que o empreendedorismo químico estava na minha veia. Se tem alguém que sabe sambar é o químico”, relatou a jovem.  

 Assista à live completa em https://www.youtube.com/watch?v=1RexYylS5TY