Notícias

Plenário do CFQ homenageia coordenador de Olimpíadas de Química

Durante a sessão plenária do Conselho Federal de Química (CFQ) nesta sexta-feira (28/6), o colegiado recebeu o coordenador do Programa Nacional Olimpíadas de Química, Sérgio Maia Melo.

Ele foi homenageado pelo presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, que se disse honrado em recebê-lo como um defensor incansável do desenvolvimento da Química e na popularização da Ciência em meio aos estudantes brasileiros.

Maia Melo, por sua vez, afirmou que as Olimpíadas de Química no Brasil possuem cinco marcos importantes, listados assim por ele: o 1º, a criação das OIimpíadas, em 1994; o 2º, a expansão da iniciativa para além das divisas das regiões Norte e Nordeste, em 1995; o 3º, a acolhida das Olimpíadas por parte da Associação Brasileira de Química (ABQ), em 1998; o 4º, a decisão do governo federal de apoiar o certame, em 2002. Já o 5º, segundo o coordenador, foi em 27 de junho de 2019, quando, no Prêmio CFQ de Talentos os coordenadores regionais das Olimpíadas, foram homenageados em evento do Conselho Federal.

“Esse envolvimento, essa decisão do CFQ em nos apoiar, é muito importante. Dá uma ideia da dimensão das Olimpíadas e sua importância para os estudantes do país: e pensar que em 1994 tivemos 184 estudantes participantes. Em 2018, foram 352 mil”, afirmou Maia Melo.

“Nossos trabalhos se complementam. Ao passo que a missão do conselho é zelar pelo exercício competente da Química, o nosso é de identificar os talentos da Química desde o ensino fundamental. Tenho convicção de que, quando o Brasil tiver um ganhador do Nobel em Química, ele será um ex-olímpico do nosso programa”, complementou.

O conselheiro federal Luiz Pinheiro aproveitou a presença de Maia Melo para reforçar a homenagem prestada pelo presidente.

“O que vemos é que por trás das ações das Olimpíadas de Química há um grupo de pessoas absolutamente apaixonadas pelo que fazem”, afirmou Pinheiro.

Oliveira Filho, por sua vez, finalizou as homenagens:

“É um grande prazer contar com sua presença e seu testemunho. É uma iniciativa de grande mérito e já consolidada em favor da ciência e do desenvolvimento”.