Notícias

Plataforma de Tecnologia voltada à área finalística segue em fase de implantação

Servidores e colaboradores dos Conselhos Regionais de Química de todo o Brasil se reuniram na tarde desta segunda-feira (27) para discutir um dos projetos mais importantes do Sistema CFQ/CRQs na atualidade: o Pool de Serviços Compartilhados. A discussão faz parte da Semana do Aprendizado 2021, que visa dar continuidade às ações voltadas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do Sistema. A conversa foi liderada pelo gerente de TI e de projetos do Conselho Federal de Química (CFQ), Cristiano Lucas.

O Pool de Serviços Compartilhados do Sistema CFQ/CRQs contempla duas plataformas: BackOffice, que oferta módulos utilizados principalmente pelas áreas de apoio; e Finalística, que oferta módulos voltadas para a atividade finalística como Cadastro, Financeiro, Gestão de Processos e Documentos, Gestão de Plenária e Comissões, e Fiscalização.

A primeira plataforma já conta com a adesão de 17 CRQs. O foco agora é a implantação da plataforma Finalística. O trabalho se desenvolve nesta fase em nove conselhos regionais, que compõem o 1º grupo de implantação: CRQ I (Pernambuco), CRQ VI (Pará e Amapá), CRQ VII (Bahia), CRQ IX (Paraná), CRQ XII (Goiás, Tocantins e Distrito Federal),CRQ  XIII (Santa Catarina), CRQ XV (Rio Grande do Norte), CRQ XIX (Paraíba), CRQ XXI (Espírito Santo). O projeto piloto será no CRQ IX (Paraná), com previsão de implantação em dezembro/2021. Em seguida, será elaborado cronograma para expansão para os demais CRQs.

Vencida a implantação para o 1° grupo, será expandida a implantação para outros sete conselhos regionais: CRQ VIII (Sergipe), CRQ X (Ceará), XI (Maranhão), CRQ XIV (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima), CRQ CRQ XVI (Mato Grosso), CRQ XVII (Alagoas), CRQ  XVIII (Piauí).

O Pool de Serviços é uma oportunidade para padronização de processos e sistemas com apoio financeiro do Conselho Federal. Sobre este assunto, Cristiano Lucas respondeu algumas dúvidas dos participantes e explicou que “Pelas regras do Pool, o CFQ desembolsará 95% do custo da ferramenta no primeiro ano e os CRQs parceiros, os 5% restantes”, esclareceu. Até o quinto ano da parceria, os desembolsos do CFQ regridem paulatinamente até chegarem ao percentual de 60% para o Conselho Federal e 40% para os CRQs conveniados, assim prosseguindo enquanto persistir o acordo.

Outro ponto da conversa foi o compartilhamento de gastos e propostas para 2022, quando  Lucas esclareceu  algumas dúvidas relacionadas ao funcionamento dos investimentos em serviços continuados.

Semana do Aprendizado

O CFQ promove do dia 27 até o dia 1º de outubro, a Semana do Aprendizado 2021. Neste ano, os temas em destaque serão: Gestão da Mudança; Comunicação Interna; Pool de Serviços; Plano Diretor da Tecnologia da Informação e Comunicações (PDTIC); e Gestão Ágil no Trabalho.

A Semana contará, ainda, com a promoção do Encontro Nacional de Fiscalização, que trará um curso especial sobre Produtos Controlados.

Investir em educação e aprimoramento profissional segue entre as metas do CFQ. Devido à pandemia provocada pela Covid-19, nesta edição a ação será on-line e contará com uma semana repleta de informações sobre ferramentas e processos inovadores que foram adotados na autarquia e que visam facilitar a vida dos servidores que atuam no Sistema CFQ/CRQs, entregando serviços de qualidade aos profissionais da Química do Brasil.