Notícias

Palestra motiva profissionais do Piauí a conhecer novas oportunidades na Indústria Química

Profissionais da Química do Piauí puderam entender, na prática, como a Indústria 4.0 está revolucionando os processos produtivos e transformando todo o cenário da competitividade mundial. O Momento Q levou o engenheiro químico e mestre em processos petroquímicos, Cláudio Luís Muller, ao Centro de Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí, que fez uma palestra sobre o tema.

O evento é uma iniciativa do Sistema CFQ/CRQ em comemoração ao Dia Nacional do Químico, celebrado em 18/06, e que já passou por Goiânia, Fortaleza, Salvador e ocorrerá até meados de agosto nas representações dos Conselhos Regionais de Química espalhados pelo país. Nesta edição, em Teresina, Muller mostrou casos reais aplicados à indústria química e tendências que podem ser exploradas pelo setor. “A Indústria 4.0 já é uma realidade. As reduções de custos tecnológicos ajudaram as pequenas e médias empresas a se modernizarem. Esse fator atinge diretamente os profissionais de Química, pois são nessas empresas que a maioria deles atua”, explicou o palestrante.

A presidente do Conselho Regional de Química da 18ª Região (Piauí), Sandra Sousa, elogiou a iniciativa. “O Momento Q é uma ótima oportunidade para que nossos associados e demais profissionais possam se atualizar sobre temas relevantes à categoria. E também mostra um Conselho atuante e focado em seus associados”, declarou.

Atualmente, o CRQ-XVIII possui cerca de 700 profissionais inscritos e 200 empresas cadastradas. Junto com os demais fiscais, Sandra está fazendo um trabalho de conscientização junto a empresários sobre o papel do conselho fiscalizador. “Estamos fazendo um mapeamento das empresas químicas em nosso estado e fazendo visitas para explicar nosso trabalho e como ele é fundamental para garantir a segurança do consumidor, além da valorização profissional do químico”, disse Sandra.