Notícias

Outubro Rosa: Sistema CFQ/CRQ é parceiro das mulheres no combate ao câncer de mama

Muito além dos laços e da iluminação rosa nos órgãos públicos, o Conselho Federal de Química (CFQ) apoia a campanha Outubro Rosa pela convicção de que a prevenção é a melhor arma na luta contra o câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis.

O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Esse tipo de cancro pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.

As principais formas de prevenção são muito simples e previnem diversas outras enfermidades. São elas: praticar atividade física; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; amamentar; evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Ao longo dos anos, a Química vem contribuindo para a descoberta e aperfeiçoamento dos compostos que possibilitam o tratamento e cura do câncer. Na quimioterapia, por exemplo, são utilizadas substâncias Químicas que afetam o funcionamento celular, permitindo a destruição das células cancerígenas.

O CFQ apoia as pesquisas em busca de soluções cada vez melhores e com menos efeitos colaterais, mas lembra de que a prevenção sempre é melhor do que qualquer tratamento.