Notícias

Os alquimistas do desenvolvimento humano

O dia a dia de um profissional de Química é repleto de descobertas, manipulações e cuidados. Seus laboratórios são como um lugar sagrado, onde a combinação de elementos resulta em algum produto em benefício à sociedade. No Dia Nacional do Químico, o Sistema CFQ/CRQ homenageia esses profissionais que são parte fundamental do desenvolvimento humano e, muitas vezes, não recebem o devido reconhecimento.

Com oito anos de profissão, a Química Industrial Yanna Suzuki colabora com seu conhecimento na Associação Brasileira de Cosmetologia, em São Paulo. Lá, ela gerencia o Colab ABC, laboratório compartilhado para formulações e eventos cosméticos, destinado a empresas e profissionais que necessitam de um espaço para desenvolver suas formulações. No local, todos os equipamentos são calibrados, o descarte de materiais e resíduos é feito por empresas especializadas, além de ter um purificador de água por osmose reversa, balanças, agitadores mecânicos, pHmetros e outros itens de formulação.

“A Química faz parte da nossa vida desde o primeiro momento em que respiramos. O profissional de Química atua em várias áreas, como a de Cosméticos, onde atuo. Nós trabalhamos desde o chão de fábrica até a produção de pesquisas. Agradeço ao Conselho Federal de Química por estar prestando essa homenagem a todos nós e mostrando à sociedade a importância do nosso trabalho”, disse Yanna.

Espaço Q

Entre os dias 18 e 30 de junho, o Sistema CFQ/CRQ irá levar para a Avenida Paulista, em frente ao Shopping Cidade São Paulo, o Espaço Q, um cubo gigante de 100 metros quadrados, multicolorido, e com muito conteúdo sobre Química. Entre as atrações, estações temáticas que explicam o corpo humano e as reações químicas; quadros informativos apresentando a indústria da Química e as carreiras no setor, além de apresentações de influenciadores digitais, como os responsáveis pelo canal Manual do Mundo, e o grupo Ciência em Show. O espaço ficará aberto à visitação de 10h às 22h e a entrada é gratuita.