Notícias

NOTA OFICIAL Medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus

Tendo em vista a decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS) de decretar pandemia de COVID-19 (coronavírus), em 11 de março, e as consequentes medidas tomadas por autoridades no país e no Exterior desde então, consideramos oportuno trazer ao público interno do Conselho Federal de Química (CFQ) e dos Conselhos Regionais de Química (CRQs) um conjunto de orientações gerais com finalidade de nortear práticas para evitar o contágio no âmbito do Sistema CFQ/CRQs.

1)       Tendo em vista a faixa etária de muitos dos conselheiros coincidir com aquela em que há maior risco de morte em função do contágio com coronavírus (acima dos 60 anos), é recomendável:

a.      Reduzir ao mínimo possível a realização de reuniões e eventos presenciais promovidos pelo Sistema CFQ/CRQs com participação de seus conselheiros, colaboradores e funcionários, preservando somente os compromissos inadiáveis.

b.     Reduzir ao mínimo possível viagens nacionais e internacionais de conselheiros, colaboradores e funcionários, observando com bom senso a validade e o risco incluídos em cada iniciativa.

c.      Em caso de funcionários que retornem de viagens a áreas reconhecidamente afetadas pelo coronavírus, sugerimos a adoção do teletrabalho (home office) pelo período necessário recomendado para quarentena.

d.     No caso dos servidores com mais de 60 anos e aqueles portadores de doenças crônicas que potencializam os riscos de aumento de mortalidade, é recomendado, quando couber, optar pela realização de suas atividades por trabalho remoto – com critérios de medição a serem firmados entre o servidor e o gestor de sua unidade.

e.      Como medida de proteção da coletividade, qualquer colaborador, estagiário, conselheiro ou terceirizado que apresentar febre ou sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais) deve se dirigir à chefia imediata para que se possa acompanhar caso a caso e recomendar as ações mais adequadas.

2)    De acordo com as particularidades de cada regional, no que couber, é recomendado a observação dos seguintes aspectos:

a.      Na relação com o público em geral, sempre que possível direcionar o atendimento para os canais online e ou digitais, desincentivando o atendimento presencial.

b.     Suspensão de visitações públicas e outras atividades que incentivem a circulação de pessoas nas áreas comuns e de trabalho.

c.      Suspensão da realização de eventos coletivos que não estejam relacionados às atividades essenciais dos conselhos em suas dependências.

3)    Em relação ao CFQ e ao conjunto de servidores, colaboradores, estagiários, conselheiros ou terceirizados que atuam na sede, em Brasília, trazemos as seguintes orientações e informações:

a.      O CFQ está em processo de avaliação de todos os eventos já previstos em seu calendário oficial. Eventuais mudanças, como adiamentos e cancelamentos, serão comunicadas oportunamente.

b.     O Condomínio do Ed. Corporate Parque Cidade adotou medidas para contribuir com a higienização, instalando dispensers de álcool em gel nos halls de elevadores dos pavimentos térreos, nas recepções e nas entradas privativas das três torres.

c.      A equipe de limpeza terceirizada do CFQ também foi orientada a manter os banheiros higienizados e providos com álcool em gel e sabão. O CFQ irá ampliar a disponibilização de dispensers de álcool em gel no ambiente interno.

d.     Fique atento às fontes de informação sobre o assunto, considere apenas aquelas mais recomendáveis. Indicamos como fontes primordiais a OMS – Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde do Brasil.

e.      Em resumo, o Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

i.      Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool gel 70º INPM.

ii.      Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

iii.     Evitar contato próximo com pessoas doentes.

iv.     Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

v.      Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

4)    O CFQ está em processo de contratação de fornecedor de vacinas contra a gripe influenza, para aplicação junto ao quadro de colaboradores e conselheiros. Esta ação reduzirá a margem de dúvida quanto ao diagnóstico.

5)    Tivemos acesso, por meio da Dra. Janete Vaz, bioquímica fundadora do Laboratório Sabin, de carta redigida pelo médico infectologista da instituição. No documento, ele traz importantes informações quanto à análise crítica da situação e traz reflexões sobre as formas de superar este desafio. A leitura é altamente recomendável a todos os colaboradores.

6)    Por fim, percebe-se uma instabilidade e um aumento de restrições impostas pelas autoridades federais, estaduais e do Distrito Federal. Caso haja mudança significativa no cenário, este comunicado será reavaliado e novas medidas, adotadas.

 

Brasília, 13 de março de 2020

 

 

José de Ribamar Oliveira Filho

Presidente do Conselho Federal de Química

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A NOTA OFICIAL EM FORMATO PDF